Ator Ney Piacentini lança livro sobre o mítico ator Eugênio Kusnet, dia 9
Ney Piacentini iniciou sua carreira em 1979 na Universidade Federal de Santa Catarina. Fundou, em Florianópolis, o Grupo A de Teatro, com o qual ganhou o Prêmio Bastidores (1982) como melhor espetáculo e melhor ator infanto-juvenil, pela criação coletiva Vira e mexe. Foi ator e apresentador do programa Revistinha, da TV Cultura (Prêmio APCA de 1989 e 1990).
Participou de diversos curtas e longas-metragens, como Trabalhar cansa, de Marco Dutra e Juliana Rojas, e O quanto vale é por quilo, de Sérgio Bianchi. Atuou em mais de 50 espetáculos teatrais, entre eles Crepúsculo de uma tarde de outono (1991), de Friedrich Dürrenmattt, O legítimo inspetor perdigueiro (1992), de Tom Stoppard, e Um céu de estrelas (1996), de Fernando Bonassi.
Em 1997, a convite de Sérgio de Carvalho, ingressa na então recém-fundada Companhia do Latão, e participa de todas as peças do grupo, das quais se destacam: Ensaio sobre o latão, O nome do sujeito, O círculo de giz caucasiano (Prêmio Villanueva, 2007) e O patrão cordial (Prémio Questão de Crítica, 2013). Em 2014, Piacentini ganhou o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro – Categoria Especial – pela sua contribuição ao teatro paulista.
No comments:
Post a Comment