Pages

Tuesday, August 28, 2012

Maurício Cardim: o menino, o homem, o fotógrafo

Parodiando Dom Fausto Visconde "Quem dizeria" que um garotinho com um semplante tristonho e firme viria a se tornar um dos maiores profissionais da fotografia brasileira, ainda mais iniciando no jet set tupiniquim. Este é Maurício Cardim.

Cardim \ acervo do fotógrafo

Nascido no berço de família bem estruturada em Ipiaú, Bahia, ainda adolescente começou a trocar cartas com o jornalista e pesquisador musical Dino Nery, residente na capital paulistana. Através das cartas de Nery ele era mantido informado do que se passava entre as principais cantoras românticas do Brasil e a turma da Jovem Guarda. Atraído por este glamur, Maurício Cardim resolve migrar no início da década de 70 para São Paulo. Perto de tudo, principalmente dos famosos, ele vê uma grande oportunidade de conviver com aquelas figuras quase mágicas que até então conhecia somente por fotografias e descrição através das cartas do presidente do fã clube de Núbia Lafayette.


Porém, morar na cidade grande tem seu preço e ele teve de  trabalhar muito. Trabalhar para este bom baiano não é nenhum problema pois não foge às responsabilidades, características acentuadas desde sua infância. Trabalhou como metalurgico, vendedor e bancário e por onde passava ia registrando colegas de trabalho. Seu hobby lhe rendia muitos elogios mas não receita monetária. Como amador não se preocupava com este lado. Mas, as coisas tomaram outro rumo, melhor, o rumo que ele havia imaginado lá na sua pequena Ipiaú: fotografar famosos.

O profissional e o cidadão

Como fotógrafo iniciou nos bastidores da televisão no início de 80 tendo passado por quase todos os programas exemplo Clube do Bolinha chegando até Serginho Groismann, no SBT. Começava ai uma carreira cheia de êxito não somente no jet set mas também na arquitetura paulistana. Capas de LP's, calendários, campanhas publicitárias, fotos para jornais e revistas de vários estados. Pouco a pouco ele ia vendo seus ídolos surgindo em sua frente entre os quais Joelmah, Caetano Veloso, Erasmo e Roberto Carlos, Jerry Adriani, Martinha, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Raimundo José, Leno & Lílian, Deny & Dino, Inezita Barroso, Hebe Camargo, Sérgio Reis, Núbia Lafayette em resumo, uma constelação de intérpretes e compositores populares do país e alguns internacionais por exemplo Kenny G.

No momento Cardim está lançando uma série de seis cartões-postais da “Cidade dos Lagos Encantados”, postais de Lagoa Paulino, Museu do Ferroviário, Capela de Santa Helena, O Casarão e Museu Histórico Municipal e terá distribuição gratuita.  Sua proposta é a produção de novos cartões-postais. Cardim depende de patrocinadores. (Francisco Martins).
Matéria Completa em Formas&Meios: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/cultura

No comments: