Pages

Tuesday, April 07, 2009

Fernand Léger: tubismo

O pintor manteve relação mais de troca do que amizade com Picasso. Flertou com várias escolas pictóricas até chegar ao modernismo.

Nascido em Angentran, França, em 1881, começou a trabalhar como desenhista gráfico. Sua formação artística teve início em uma das melhores escolas Academie Julien e na Escola de Bellas Artes, ambas em Paris. Seu compatriota Paul Cézanne, foi o primeiro pintor a causar impacto transformador em Léger, ao assistir a antológica exposição de 1907. Flertou com o cubismo sem se envolver diretamente. Conheceu Pablo Picasso com quem matinha uma relação mais de competição do que amizade. Por utilizar-se de formas tubulares ficou apelidado de 'tubista' [tubismo] isso fez parte de uma tentativa de particularizar e de decompor a forma.
Conheceu, então, Robert Delaunay com quem manteve longa relação se interessando pelas escolas de orfismo e futurismo. Desviou-se mais uma vez do estilo, passou a se interessar por abstração, para alguns anos depois dizer " abstração não é meu negócio".

O pintor foi convocado para lutar na 1* Guerra Mundial, algo absorvido em muitas de suas telas com elementos ligadas às armas e máquinas. Fora ateliê, Fernand Léger se dedicou a vários projetos como decorações arquitetônicas, publicações e balés. No surgimento da Segunda Guerra Mundial, ele refugia-se nos Estados Unidos da América, onde não obteve grande repercussão de suas telas. Lá, ele realiza experimentos quanto ao uso da cor como elemento de contraste.

No comments: