Pages

Monday, June 09, 2008

Itaborai - Museu a céu aberto

A Vila Santo Antônio de Sá, em Itaboraí, a 75 km da Cidade do Rio de Janeiro deverá ser o mais novo museu ao ar livre no Brasil.

Na vila cuja fundação data de 1567, foram encontrados por arqueólogos estruturas de cemitérios, casas entre as quais uma que poderá ter sido a cadeia. Com área estimada em 580 mil metros quadrados e desapropriada para nova construção, a Vila de Santo Antônio de Sá, foi a mais importante do Estado até meados do século XIX, perdendo importância política e econômica e logo seria abandonada, ainda mais com um surto de malária e cólera ocorridas na região e que ficou conhecida como " febre de Macacu". Em 29 de dezembro de 1875 a vila foi anexada a Itaboraí.


Sambaquis intactos


Da fundação original só restavam as construções da Igreja matriz e do convento franciscano Boaventura, tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Cultural, em 1978. O local está sendo comparado a São Miguel das Missões, RS, por causa de suas ruínas. Na prospecção os arqueólogos já encontraram ossos de crianças que foram levados para o Museu Nacional do Rio de Janeiro, para análise, além de 40 sítios pré-históricos encontrados até agora, além de sete sambaquis intactos - acúmulos de artifícios de conchas em formato de calotas -, segundo os arqueólogos este tipo de construção eram feitas por índios que as habitavam. Segundo Carlos Fernando Andrade, superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, a área deverá ser transformada em centro de visitação, mas somente após solidificação do sítio arqueológico. {francisco martins}

No comments: