Pages

Friday, January 11, 2008

Musical Anne Frank


O relato mais famoso da história da Segunda Guerra Mundial, o Diário de Anne Frank, ganha uma versão musical no teatro Häagen Dazs-Calderón, em Madri.

O espetáculo O Diário de Anne Frank, estréia no final de fevereiro e é a primeira montagem musical em teatro para o best-seller, que já foi traduzido em 60 idiomas e mais de 40 milhões de exemplares vendidos, e os direitos de filmagem negado a Steve Spielberg. Desde 1959, a Fundação Anne Frank, que detém os direitos autorais da obra, não concedia autorização para o uso do relato. Em 1980, a Fundação negou ao diretor de cinema Steven Spielberg a licença para filmar a história da menina judia que sofreu com as atrocidades do holocausto durante o período nazista. Segundo Jan Eric Dubbelmann, porta-voz da fundação, a montagem em Madri pode aproximar a figura de Anne Frank a outros públicos. "Sendo em espanhol, a peça pode ajudar a aproximar a figura e as palavras de Anne Frank ao mundo latino-americano, uma comunidade que se interessa muito por tudo o que aconteceu com ela", acrescentou.

A montagem

O Diário de Anne Frank, um canto à vida terá dois cenários: o refúgio onde Anne ficou escondida com mais sete pessoas, descrito no livro como "casa de trás", e o exterior, um bairro sobre os canais de Amsterdã ameaçado pelas tropas de Hitler. A história pretende, a partir da experiência de Anne Frank e de sua família, mostrar a realidade dos mais de 30 mil judeus holandeses que estiveram escondidos durante a guerra, mas acabaram sendo enviados aos campos de concentração. Anne e sua irmã Margot e a mãe, Edith, foram vítimas dos campos de concentração. Apenas o pai, Otto, sobreviveu ao Holocausto e revelou o diário da adolescente, escrito quando ela tinha entre 13 e 15 anos. Apesar da tragédia, a produção do espetáculo vai incluir momentos divertidos na montagem. "Essa é a licença poética: incluir humor, alegria ou contar piadas que tiram a dramaticidade da situação", afirma o ator Alberto Vázquez, que vai interpretar o pai da protagonista.

Sorte

A estrela do musical será a cubana Isabel Castillo, de 13 anos, eleita depois de um teste com 800 meninas. A cubana, Isabel, tem uma trajetória de refugiada com a família, primeiro em Belize e depois em Miami, EUA."Foi um processo longo, desde ganhar a confiança dos holandeses, até fechar todos os detalhes para mostrar uma história tão conhecida", disse Rafael Alvero, diretor do musical. A produção do espetáculo vai custar R$ 7,8 milhões. [David Sanchez - Especial AgênciaFM]

Estréia: dia 28 de fevereiro no teatro Häagen Dazs-Calderón, em Madri.

No comments: