Pages

Monday, November 23, 2020

SP: mundos pós-pandêmicos

Projeto Espetáculo 2020 estimula a imaginação sobre mundos pós-pandêmicos

Apresentações gratuitas em plataformas virtuais são voltadas à difusão cultural e formação artística pelas periferias da capital e RMSP

As Fábricas de Cultura das zonas norte e sul de São Paulo, assim como a unidade de Diadema – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – apresentam o Projeto Espetáculo 2020 desenvolvido por 130 aprendizes e 30 arte-educadores. Devido à pandemia da Covid-19, as peças audiovisuais e uma Web Arte serão exibidas gratuitamente no canal de YouTube e via Google Meet, respectivamente, em novembro e dezembro.

O livro “Ideias para adiar o fim do mundo” (2019), do ambientalista, líder indígena e escritor Ailton Krenak, foi escolhido como ponto de partida para a criação dos cinco espetáculos de 2020 das Fábricas de Cultura localizadas nas periferias da região norte e sul de São Paulo.

A Web Arte da Fábrica de Cultura de Diadema resulta de um processo de investigação artística, por meio da criação e produção de dois sites interativos com intervenções desenvolvidas pelos aprendizes das linguagens de Cinema e Dança.

O Projeto Espetáculo possibilita aos jovens aprendizes de 12 a 21 anos uma prática profunda nas artes cênicas, como agentes em todo o processo artístico que engloba pesquisa, construção e apresentação de um espetáculo. Ao longo de oito meses, realizaram estudos, ensaios e vivências, maior parte dessas etapas feitas de modo virtual por conta da pandemia e da necessidade de isolamento social. Trabalharam, simultaneamente, as linguagens do teatro, da dança, da música e do circo. Em 2020, os seis espetáculos são de coautoria dos aprendizes que vivem nos distritos onde estão localizadas as Fábricas de Cultura (Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha). 

Mais sobre programação virtual das Fábricas de Cultura? Acesse   http://poiesis.org.br/maiscultura/.

No comments: