Pages

Wednesday, April 03, 2019

Festival É Tudo Verdade

24ª edição do Festival É Tudo Verdade começa nesta quarta-feira (3).  Mostra de documentários é uma dos principais eventos do gênero na América Latina e os vencedores das mostras competitivas são qualificados para seleção do Oscar 

O festival internacional de documentários É Tudo Verdade (ETV) começa nesta quarta-feira (3), em São Paulo. A sessão especial de abertura, no auditório Ibirapuera, terá exibição do filme “Mike Wallace Está Aqui”, de Avi Belkin, sobre o temido apresentador do programa de entrevistas “60 Minutes”. Neste ano, o festival exibirá 66 filmes, em sessões gratuitas, entre 4 e 14 de abril. Além de São Paulo, o ETV também será realizado no Rio de Janeiro, de 8 a 14 de abril, na Estação NET Botafogo e no Instituto Moreira Salles. De acordo com o diretor do festival, Amir Labaki, o trabalho de curadoria foi um dos mais intensos da década, já que mais de 1.600 títulos foram inscritos. 

Seleção para o Oscar

Este ano, uma das novidades é que o longa-metragem que vencer a mostra competitiva estará automaticamente classificado para disputar uma vaga entre os indicados ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem em 2020. Há três anos, o mesmo ocorre com os curtas. “A ampliação do convite da Academia para avaliar também os longas representou um estímulo extra para nosso trabalho. É uma grande honra que os vitoriosos nas disputas de longas e de curtas, brasileiros e internacionais, estejam diretamente qualificados para concorrer a uma vaga no Oscar”, destaca Amir.

Mostras especiais

Em 2019, compõem a programação as mostras competitivas nacional e internacional para longas/médias metragens e para curtas metragens; a mostra Latino-americana e as mostras especiais. Uma delas presta homenagem ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, com documentários produzidos pelo diretor sobre Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda.

Outro homenageado é o diretor francês Claude Lanzmann, considerado um dos maiores documentaristas da história e diretor do clássico “Shoah” (1985), sobre o holocausto. O festival apresentará a série “As Quatro Irmãs”, inédita no Brasil, e que conta a história de sobreviventes do nazismo, todas entrevistadas durante o processo de produção de “Shoah”, que levou 12 anos para ser concluído.

No comments: