Pages

Tuesday, February 12, 2019

curso de piano e canto estimula a mente de idosos

Pessoas com mais de 50 anos de idade devem se manter engajadas em várias atividades que exijam atenção e concentração 
Pianista brasileira Magdalena Tagliaferro -
foto meramente ilustrativa


RIBEIRÃO PRETO (SP) - Atividades físicas e exercícios para a mente são importantes para preservar atividades cognitivas, habilidades motoras e a memória dos idosos. Por isso, a Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto iniciou um curso de piano e canto para pessoas com mais de 50 anos, desenvolvido em parceria entre as Faculdades de Medicina (FMRP) e de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), com apoio da prefeitura e do coral do campus.

No Brasil, a população idosa cresceu 18,8% entre 2012 e 2017. E as previsões são de que, em 2060, 25% dos brasileiros sejam da terceira idade. Carla da Silva Santana Castro, professora de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. 

Segundo a professora, para preservar as condições motoras e estimular o cérebro, é necessário que as pessoas se mantenham engajadas em atividades físicas e exercícios que exijam atenção, concentração e tomada de decisão, como é o caso da música. “Aprender música na velhice também aumentar a autoestima destas pessoas”, diz a docente.

No comments: