Pages

Saturday, August 11, 2018

Dia da Pintura: 11 de agosto

A técnica de aplicação de pigmento em condição pastosa, em pó ou líquida sobre superfícies, utilizada dos tempos mais remotos do homem aos dias atuais, comemora, neste sábado (11), o seu dia. 
Reportagem de Francisco Martins com
AgênciaFM, sobre artistas paulista
Almeida Júnior

E merecidamente. Graças à pintura, mundos em tons, cores e formas variadas ganharam vida ao longo da história em clássicos assinados por grandes nomes como Michelangelo, da Vinci, Renoir, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Surgida em imagens pré-históricas de até 65 mil anos atrás, algumas delas atribuídas a neandertais, a prática da pintura ocupa um lugar permanente no processo criativo humano pelo menos desde as remotas ocupações da Caverna de Altamira, na Espanha. Patrimônio Mundial da Unesco, o local é conhecido como a "Capela Sistina da Arte Rupestre" em função da qualidade e beleza de suas pinturas.

Comum entre os antigos egípcios, a pintura também foi uma das principais formas de representação dos povos medievais, do Renascimento e dos séculos seguintes. No Brasil, tem entre seus grandes expoentes desde os pioneiros e anônimos da arte rupestre na Serra da Capivara a autores mais recentes, como Portinari e Siron Franco.

No comments: