Pages

Thursday, June 28, 2018

Começa Festival de Parintins


Começa a 53ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que será realizado de 29 de junho a 1º de julho na cidade de Parintins, no Amazonas. 


Um dos maiores eventos folclóricos e de cultura popular do Brasil, o festival reúne, todos os anos, cerca de 100 mil pessoas no Centro Cultural Amazonino Mendes, conhecido como Bumbódromo – que este ano celebra 30 anos de existência.
 

Na festa folclórica, os bois Caprichoso e Garantido recontam, por meio de alegorias, as lendas, rituais indígenas e costumes regionais da região amazônica. As toadas apresentadas pelos bois, são compostas por letras que resgatam o passado, costumes dos ribeirinhos e os mitos da floresta.
 
Em seu primeiro dia em Parintins, o ministro visita a concentração e as alegorias de cada um dos bois, o Caprichoso, o chamado "Boi da Cultura Popular", representado por um boi azul com estrela na testa, e o Garantido, intitulado "Boi da Cultura Popular", simbolizado por um coração na testa do boi. Para este ano, o boi Garantido leva ao Bumbódromo o tema Auto da Resistência Cultural e o Boi Caprichoso se apresentará com o tema "Brincadeira de São João".  

Os desfiles são divididos por espetáculos. Cada boi tem 2h30 para se apresentar em cada noite do festival. Entre uma apresentação e outra, há um intervalo de meia hora. O festival está previsto para começar às 21h, horário de Brasília, e deve terminar por volta de 2h30 da manhã. 

No comments: