Pages

Thursday, January 19, 2017

Site disponibiliza acervo de Rui Barbosa

Jurista, jornalista e escritor, Rui Barbosa foi um homem de múltiplos talentos, cuja vida se confunde com a história do Brasil. 

Ele desempenhou papel fundamental na redação da Constituição de 1891, atuou na defesa do abolicionismo, foi deputado, senador e ministro da Fazenda. É possível ter acesso à vasta obra do intelectual no site Rui Barbosa On-Line. Criada em 2011, a página reúne as diferentes bases de dados e instrumentos de pesquisa organizados para a divulgação das coleções de livros, documentos e objetos que pertenceram a Rui Barbosa, bem como sua obra e o que se escreveu sobre ele.

Além da OCRB digital, o site de buscas ainda redireciona os pesquisadores para a Bibliografia RBdigital, que contém documentos, como inventários de arquivos, artigos e livros de autoria ou sobre Rui Barbosa, que integram a biblioteca São Clemente, constituída pela Fundação Casa de Rui Barbosa a partir de 1937; a Biblioteca RBdigital, que possui alguns itens que integram a Biblioteca Rui Barbosa, formada pelo próprio escritor ao longo da vida, como capas e páginas selecionadas de 106 títulos, incluindo-se a versão completa da Divina Comédia, de Dante Alighieri, e a coleção de recortes coletados, no período de 1867 a 1922, pelo próprio Rui. 

No comments: