Pages

Thursday, December 08, 2016

Roberto Freire encontra Jorge Cabral

Roberto Freire e   Jorge Cabral

Agendas culturais comuns entre Brasil e Portugal. Esse foi o tema da reunião desta quinta-feira (8), em Brasília, entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, Ministro da Cultura e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral. 

Ações conjuntas em eventos internacionais, a Feira do livro em Lisboa, e a X Reunião de Ministros da Cultura no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foram algumas das questões tratadas. 

Durante o encontro, o ministro da Cultura, Roberto Freire, defendeu maior sinergia e cooperação entre países em eventos culturais conjuntos internacionais. Em relação a esse tema, o embaixador Jorge Cabral mencionou expectativa grande de presença do Brasil na próxima edição da Feira do Livro de Lisboa, em 2017.  

Outro tema mencionado durante a reunião foi a inclusão dos dois países na 10ª Reunião de Ministros da Cultura da CPLP, a ser realizada no Brasil no dia de 5 de maio do próximo ano, data em que se comemora o Dia Internacional da Língua Portuguesa. O último encontro ocorreu em Maputo, Moçambique, em 2014.

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que completou 20 anos em 2016, é um organismo internacional que busca aprofundar cooperação e amizade entre os países lusófonos. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  

Em 31 de outubro deste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa da CPLP, que tem vigência de dois anos (2016-2018). 

No comments: