Pages

Friday, December 16, 2016

Restaurado, Mercado Municipal

O ministro da Cultura, Roberto Freire, participa, nesta quinta-feira (15), da cerimônia de entrega da obra de restauro do Mercado Municipal de Goiás, na cidade de Goiás. 

Ao custo de R$ 10 milhões, provenientes do PAC Cidades Históricas, o espaço passou por revisão completa de todo o sistema elétrico e hidrossanitário. Na quinta-feira (15), a histórica cidade também completa 15 anos como Patrimônio Mundial, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

O mercado municipal é a quarta obra na Cidade de Goiás a ser restaurada com recursos do PAC Cidades Históricas. A ponte da Cambaúba, o Arquivo Diocesano e Casarão da Escola de Artes Veiga Valle foram as outras obras de revitalização já entregues. No caso do mercado, foram preservadas as principais características do espaço, ao manter aspectos que o aproximam da arquitetura neoclássica, que era tendência no início do século XX em Goiás. 

O espaço, inaugurado em 1926, tem valor histórico e cultural para a cidade. Contribuiu para desenvolvimento do cenário mercantil da região e, ainda hoje, funciona como ponto de encontro da população, atraindo moradores e turistas em busca de produtos da culinária típica local, como o empadão goiano, o bolo de arroz e os sucos das frutas típicas do Cerrado.

 O conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do Centro Histórico de Goiás foi tombado pelo Iphan em 1978 e o reconhecimento como Patrimônio Mundial, pela Unesco, veio em 16 de dezembro de 2001.

Para comemorar os 15 anos de Patrimônio da Humanidade, a Prefeitura de Goiás promove uma programação especial, com atividades que iniciam nesta quinta-feira (15) e vão até domingo (18). A cidade de Goiás é testemunha da ocupação e da colonização do Brasil Central nos séculos XVIII e XIX. 

No comments: