Pages

Tuesday, December 27, 2016

Pontos de Cultura

 (Foto: Federico Ramírez)
A formação de uma Comissão Nacional de Pontos de Cultura e de um Conselho Cultural Comunitário foi uma das grandes conquistas do 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura da Argentina (em espanhol, Puntos de Cultura), realizado no início de dezembro no Centro Cultural San Martín, em Buenos Aires. As duas instâncias tiveram seus membros eleitos nos fóruns regionais, temáticos e de redes realizados durante o evento. 

"A experiência brasileira nos serviu para validar o que vínhamos propondo como metodologia para armar a comissão: a seleção por regiões, o conteúdo por grupos de trabalho e a ideia de reuniões periódicas anuais", afirmou Diego Benhabib, coordenador do Programa Puntos de Cultura do Ministério da Cultura argentino". 

Na Argentina, a Comissão Nacional de Pontos de Cultura será o espaço de encontro dos representantes das redes regionais do país. Por meio de reuniões presenciais e/ou virtuais, os membros vão articular o trabalho com a equipe do Programa Puntos de Cultura. 

Nos fóruns regionais realizados durante o 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura da Argentina, foram escolhidos os 14 representantes das regiões culturais do país (dois para cada região) que farão parte da Comissão Nacional. Além deles, participarão do grupo duas pessoas do Ministério da Cultura.  

O  principal objetivo será ajudar a traçar o Plano Nacional de Cultura Comunitária 2018-2028.

No comments: