Pages

Saturday, August 06, 2016

Exposição Alegoria às Artes – Leon Pallière

Uma investigação de aspectos que compõem influências culturais e históricas presentes no Brasil integra o roteiro do ministro da Cultura, Marcelo Calero, em sua agenda na cidade do Rio de Janeiro, por ocasião das Olimpíadas. 
 Ministro Cultura Marcelo Calero e
 presidente da França, François Hollande. 

Este ano, comemora-se o bicentenário da Missão Francesa no Brasil, que aportou nos trópicos em 25 de março de 1816. Também estamos próximos aos 200 anos da chegada da Princesa Leopoldina no Brasil (a primeira mulher de Dom Pedro I), ocorrida em 5 de novembro de 1817. Um dos marcos do desenvolvimento das artes no Brasil une-se, em dois séculos de história, à potência de Leopoldina em abrir as portas das Américas em termos tanto sociais e comerciais como culturais.

A partir deste sábado (6), a exposição Alegoria às Artes – Leon Pallière está aberta ao público no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. A mostra foi inaugurada oficialmente na última sexta (5), com as presenças do ministro Marcelo Calero e do presidente da França, François Hollande. 

Jean-Leon Pallière Grandjean Ferreira (Rio de Janeiro, 1823/Paris, 1887) estudou no ateliê de François-Edouard Picot, na capital francesa, e aos 25 anos retornou ao Brasil, tendo ingressado na Academia Imperial de Belas Artes. Neto do arquiteto Auguste Henry Victor Grandjean de Montigny (1776-1850), um dos principais nomes da Missão Francesa, Pallière é autor da obra Alegoria das Artes, que volta a ser exibida após mais de 60 anos longe do público. 
 Serviço 

Exposição Alegoria às Artes – Leon Pallière
Local: Museu Nacional de Belas Artes, Avenida Rio Branco, 199, Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ)
Período: de 06 de agosto até 27 de setembro de 2016
Visitação:  terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h

Exposição Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências
Local: Museu de Arte do Rio (MAR), Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Período: de 12 de julho de 2016 a 26 de junho de 2017
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 17h; às segundas, o museu fecha ao público

No comments: