Pages

Saturday, December 12, 2015

Inauguração 'Arma em Nó'

Será inaugurada uma réplica da escultura Arma em Nó (Non-Violence), um dos mais famosos símbolos de ações contra a violência, no Museu Paranaense. 



CURITIBA (PR) BRASIL - A escultura original – um revólver com um nó no cano - foi criada pelo artista sueco Carl Fredrik Reuterswärd em memória ao cantor John Lennon, assassinado a tiros em 1980. 


Curitiba é a primeira cidade do Brasil a ganhar uma réplica da escultura. Ela foi doada ao Museu Paranaense pela ONG Non-Violence Project e ficará exposta no jardim de forma permanente. A entrada para visitação é gratuita.  “A ideia é usar a escultura para tratar da não-violência. Uma boa parte do acervo do museu é de objetos relacionados à guerra, portanto a estátua fará um contraponto”, explica o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro. 


A OBRA - A escultura Arma Atada foi criada por Reuterswärd e entregue à viúva de John Lennon, Yoko Ono. Ela doou a obra a Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, a original está em exposição permanente no jardim da ONU, em Nova Iorque. 

Outros países

Réplicas estão expostas em Estocolmo, Gotemburgo e Malmö (Suécia); Lausanne (Suíça); Pequim (China), Londres (Reino Unido); Nova Iorque, Miami, Los Angeles, Honolulu e Washington (Estados Unidos); Berlim (Alemanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Moscou (Rússia), Caen (França), Madri (Espanha) e agora em Curitiba. As réplicas representam o trabalho da Non-Violence Project nestes países. 


Serviço 


Inauguração da escultura Arma em Nó 
Data: quinta-feira (17), às 11h 
Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba) 
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 16h. 
Entrada gratuita 
Telefone: (41) 3304-3300 

No comments: