Pages

Monday, December 14, 2015

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Acre, Rio Branco recebe 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

'A 10ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo começa nesta segunda-feira, 14, com a exibição do filme Betinho – A Esperança Equilibrista, às 18 horas, na Filmoteca Acreana, no Centro de Rio Branco.  A Mostra se estende até o dia 19, com sessões às 13, 15, 17 e 19 horas. 


O documentário Betinho – A Esperança Equilibrista é dirigido por Victor Lopes, que é admirador confesso do sociólogo e ativista dos direitos humanos Herbert de Souza. O filme apresenta depoimentos de pessoas próximas a Betinho, e foram tomados com paixão por Victor, com a intenção de dividir a incrível história com o público. Entre as 15 pessoas ouvidas para o filme, que conta também com imagens de arquivo, estão Maria Nakano (viúva de Betinho) e Chico Buarque. Neste ano, serão exibidos 40 filmes, que fazem retrospectiva representativa das nove edições anteriores, com filmes premiados de cada edição.

A mostra tem como objetivo debater temas atuais de Direitos Humanos, como direitos das pessoas com deficiência; população LGBT e enfrentamento à homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; Direitos Humanos e segurança pública; e outros.

A programação prevê a exibição de diversos curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, que reúne 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública; Temática, que terá como foco Criança e Adolescente; e Homenagem.

A 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo teve início dia 13 de novembro e segue até 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do Brasil e o Distrito Federal.

No comments: