Wednesday, April 13, 2011

Comida de Boteca começa dia 17

Comida di Buteco começa sexta-feira movimentando a noite de Fortaleza


Participam do concurso 17 botecos da capital cearense. O Comida di Buteco também é realizado em outras 14 cidades brasileiras, mobilizando 329 estabelecimentos

Comida di Buteco! Com um nome que dá água na boca, estreia em Fortaleza o maior concurso de gastronomia de botecos do País, com uma temporada que vai do dia 15 de abril a 01 de maio de 2011. Serão dias de maratona gastronômica, por diversos botecos da cidade, onde público e jurados irão provar petiscos criativos, votar e eleger o melhor boteco de Fortaleza.

Em sua primeira edição, vão participar 17 botecos e cada um com um prato especial da casa, concorrendo ao título de melhor boteco da cidade. Em Fortaleza, os botecos selecionados são(ordem alfabética): Alpendre, Bar de Camocim, Bar do Ciço, Bar do Dé, Bar do Papai, Bebedouro, Boteco do Arlindo, Cabana da Negona, Flórida Bar, Freguesia 10, Kasa Kaiada, Kina do Feijão Verde, Mercearia dos Pinhões, Noite a Fora, O Assis, Paulo do Camarão, Sal e Açucar.
Com a missão de resgatar e valorizar a culinária de raiz, o concurso, que já tem doze anos de estrada, promete temperar o clima da Cidade através de um original roteiro de sabores.

Em 2011, no cardápio geral do concurso, 15 cidades vão realizar simultaneamente o evento, com a participação de 329 botecos. E aqui, nos nossos botecos a coisa pega, e não será diferente.

Mas para entrar de fato e de direito no concurso existe um dever de casa a ser feito: todos os funcionários e proprietários dos botecos participantes terão a oportunidade de participar de forma gratuita de cursos de treinamento e atendimento ao cliente. É importante esse aperfeiçoamento, pois, a experiência nas cidades onde o evento já aconteceu, mostra que o volume e exigência do público aumentam muito no período do evento. Com isso todo mundo ganha!

Do concurso

Na prática, o concurso demarca uma rede de 17 botecos, tendo cada um escolhido um petisco para concorrer (veja os petiscos participantes na tabela abaixo). Durante os dias de evento, o público e a comissão de jurados visitam os botecos, provam o petisco concorrente e votam nos seguintes critérios: atendimento, higienização, melhor petisco e temperatura da bebida. É dada nota de 0 a 10 para cada critério, contando para avaliação a média das notas e não a quantidade de votos.

O Instituto de Pesquisas Vox Populi faz a apuração dos votos para ver quem levará ao final o título de MELHOR BOTECO DE FORTALEZA. Só pode votar quem prova o petisco e a urna de votação fica no próprio local. Ou seja, tem que “botecar” pra ter direito a eleger!

Conferindo os resultados

Com doze anos de estrada, o Comida di Buteco já apresenta resultados muito apetitosos e prova ser uma receita de sucesso que começou em Belo Horizonte (MG) e foi expandida para outras cidades como: Ipatinga, Uberlândia, Poços de Caldas, Montes Claros, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Salvador, Rio de Janeiro, Goiânia. E nesta edição foram incluídas também: Juiz de Fora, Belém, Manaus e Fortaleza.

Toda uma cadeia produtiva é impactada pelo projeto em todas as cidades onde é realizado, tornando-o uma importante ferramenta para efetivas práticas de responsabilidade social.

Números de 2010

Foram 254 botecos participantes; 1,9 milhões de pessoas nos botecos durante os concursos; 268.000 votos; 197.900 petiscos vendidos; 500.000 acessos ao site www.comidadibuteco.com.br, com 5,8 minutos de permanência e mais de 15 mil pessoas em contato através das redes sociais, conforme balanço do relatório de 2010.

Parceiros

O Comida Di Buteco é uma realização da FREE PRODUÇÕES. Apresentador: Ypioca. Conta com o patrocínio da Hellman´s e Sistema Verdes Mares de Comunicação. A Companhia Aérea oficial é a Trip e tem o apoio da Estácio de Sá, Abrasel, Sebrae-CE, Viação São Geraldo, Doritos, Supermercado São Luiz, Hotel Brasil Tropical. A produção é da Kanguru Promoções e a apuração da Vox Populi.

Comida di Buteco – Fortaleza

SELECIONADOS

Boteco   - Petisco

AlpendreFilé Suíno ao Forno: filé suíno assado no forno, molho especial à base de chutney de manga e maionese acompanhado de farofa temperada

Bar de CamocimTorresmo do Romildo: torresmo frito.

Bar do CiçoPernil do Ciço: pernil de porco assado com torradas

Bar do DéUnha de Caranguejo: patinha de caranguejo empanada com molho especial a base de maionese

Bar do PapaiPedacinho do Céu: peito de frango empanado, recheado com queijo e presunto, acompanhado de molho à base de maionese

BebedouroArrumadinho de Feijão-verde: feijão-verde, queijo de coalho, carne-seca e maionese acompanhado de farofa de cuscuz.

Boteco do ArlindoArroz de carneiro: carneiro desfiado com arroz, temperado com azeite e coentro

Cabana da NegonaCarne de Fumeiro na chapa: carne de porco defumada na chapa com cebolas assadas e acompanhada de molho à base de maionese e farofa

Flórida BarFígado Acebolado: fígado ao molho com cebola, acompanhado de farofa de cuscuz

Freguesia 10Botando Boneco: calabresa flambada na cachaça e cebola frita

Kasa KaiadaPernil de Carneiro: pernil de carneiro assado acompanhado de vinagrete e farofa

Kina do Feijão VerdeFeijão Verde: Feijão verde com creme de leite, queijo coalho, creme de nata, e maionese, acompanhado de farofa.

Mercearia dos PinhõesMousse de Bacalhau: bacalhau temperado feito com purê de batata e espinafre

Noite a ForaCarne de Sol: carne de sol acompanhada de cebola e macaxeira

O Assis
Carneiro Guisado: carneiro cozido ao molho especial acompanhado de farofa de cuscuz.

Paulo do CamarãoArroz de Camarão O Paulo: camarão médio temperado com vinho branco, arroz e creme de leite.

Sal e AçucarCostela suína ao Desmanche: costela gratinada com batata bolinha assada.
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA


DÉGAGÉ
Informações: Eugênia Nogueira
(85-9989.3913) e Fábio Marques (85-8832.4716)

Dégagé: 85-3252.5401 e 8699.1783 /
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
Twitter: @degage_imprensa

Jorn.Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage

No comments: