Pages

Saturday, April 28, 2007

BENEDICTO CALIXTO


Benedicto Calixto de Jesus nasceu em Conceição de Itanhaém, São Paulo, em 14 de outubro de 1853.

Inicia a carreira artística em Brotas, interior do estado, como autodidata. Realiza a primeira individual em 1881, na sede do Correio Paulistano, sem muita repercussão. Muda-se para Santos e faz a decoração do teto do Teatro Guarani. Com bolsa do governo estadual, segue para Paris em janeiro de 1883, a fim de estudar desenho e pintura. Freqüenta a Académie Julien, estudando com Gustave Bonlanger, Robert Fleury e Jules Lefebvre e Bouguereau. Voltou ao Brasil em 1885, fixando-se em Santos e depois em São Vicente. Paisagista, dedicou-se também ao magistério e publicou uma série de livros relacionados à história do litoral paulista. A partir de 1909 realiza decorações e murais para igrejas e conventos do interior paulista. Participa da 1ª Exposição de Arte Brasileira, promovida pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1911. Benedicto Calixto foi um artista apaixonado pelas paisagens, assim como por temas históricos e religiosos, características que nortearam toda a temática da sua obra, que tem um valor até mesmo iconográfico, retratando paisagens com precisão. Também compôs obras de temas relacionados à história do estado de São Paulo, buscando a reconstituição mais fiel da cena histórica.Benedicto Calixto faleceu em São Paulo a 31 de maio de 1927.

CRONOLOGIA

1881 - Primeira individual, na sede do Correio Paulistano, São Paulo.
1890 - Individual, na Casa Levy, São Paulo.
1898 - 32ª Exposição Geral de Belas Artes, na Enba - medalha de ouro de 3ª classe, Rio de Janeiro, RJ.

1900 - 34ª Exposição Geral de Belas Artes, na Enba, Rio de Janeiro.
1904 - Exposição Internacional - medalha de ouro, St. Louis, EUA.
1911 - 1ª Exposição Brasileira de Belas Artes, no Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo, SP.
1924 - Recebe do Papa Pio IX a Comenda e a Cruz de São Silvestre, por serviços prestados à Igreja por meio da sua arte, São Vicente, São Paulo.
1935 - Benedito Calixto, no Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo. Várias foram as exposições entre elas:
1989 - Exposição do Acervo Artístico-Cultural do Palácio do Governo do Estado de São Paulo, no Palácio do Governo, São Paulo, 1990 - Benedito Calixto: memória paulista, na Pesp, São Paulo e 1994 - Bienal Brasil Século XX, na Fundação Bienal, São Paulo entre outras.

Saturday, April 21, 2007

Prêmio VivaLeitua 2007


Começarão dia 23 de abril as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2007, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de julho.

Começarão segunda-feira as, inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2007, e são gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de julho. O prêmio é iniciativa de vários organismos e ministérios e faz faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura. O prêmio nasceu da intenção de dar continuidade à mobilização pró-leitura empreendida durante o Ano Ibero-americano da Leitura - 2005, o Vivaleitura. A iniciativa tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para fomento à leitura no país.
Na sua primeira edição, em 2006, o Prêmio Vivaleitura recebeu 3.031 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram o projeto Jegue-Livro, implementado em Alto Alegre do Pindaré, no interior do Maranhão; o projeto Cordel: Rimas que Encantam, desenvolvido em São Gonçalo do Amarante, interior do Ceará; e Liberdade pela Escrita, programa que leva literatura a um presídio feminino de Porto Alegre. Poderão concorrer ao prêmio instituições, órgãos e pessoas físicas. Os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: (1) bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) escolas públicas e privadas; e (3) sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Na categoria 'Sociedade', uma menção honrosa será atribuída a projetos de empresas.

Na fase final da premiação, serão selecionados cinco projetos de cada categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros. A fase final do julgamento será realizada por uma comissão avaliadora composta por profissionais da área de leitura e sociedade. Os finalistas serão anunciados em setembro e a premiação está prevista para acontecer no dia 30 de outubro, em Brasília. Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio de R$ 25 mil.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas, até o dia 9 de julho, pela Internet (www.premiovivaleitura.org.br) ou por meio de envio de carta registrada, com aviso de recebimento, endereçada a: Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 710377, CEP 03410-970, São Paulo – SP.
Informações: 0800-7700987 (ligações gratuitas).

Wednesday, April 18, 2007

BANTU TABASISA :cultura africana


Artista plástico, ator e dublê, compositor, músico, coreógrafo africano já se apresentou em vários países.

Nascido Marquese Antônio, em 3 de abril de 1970 - em angola, mas foi criado na República Democrática do Congo. Daí sua opção pelo nome Bantu. Segundo explica o artista, o nome Bantu Tabasisa foi conseguido após morar e lutar com outros guerreiros da tribo, assim obteve o direito de usar um segundo nome depois de vencê-los. Casado e residente no Brasil há 14 anos, formado em artes plásticas, e tem como outras profissões: ator e dublê, exímio cozinheiro africano, cantor e percussionista e coreógrafo e decorador de palcos e de lojas.



Tabagisa fala vários idiomas, Português, Francês, Kikongo, Lingala. Na TV já participou de comerciais para televisão brasileira, entre os quais nova Schichariol e sobre imigrantes africanos no Brasil. A banda Tribo Bacongo Kingoma da África, está sob seu comando há vários anos, e já se apresentou em eventos étnicos no Brasil. Já se apresentou e trabalhou na Europa e no Congo: Na Rádio e TV congolesa trabalhou como ator, dublê, repórter e contador de histórias, enquanto na Europa, se apresentou como percussionista, artista plástico e culinarista.

Ele é um esportista, também. Pratica luta Limbanda, luta essa que é praticada entre os guerreiros das tribos africanas, além de Karatê - estilo chato-kani, sendo faixa preta neste esporte.




Para contratar o artista:

Francisco Martins [55 11] 2848-3230 / 95174-6575
formasemeios@ig.com.br
www.formasemeios.blogs.sapo.pt

Thursday, April 12, 2007

Exposição Naif


Exposição Naïf Brasil Viva Cores do artista D' Ollynda

Para celebrar os 25 anos de trajetória, o artista plástico D’Ollynda realiza a exposição Naïf Brasil Viva Cores, uma retrospectiva do seu trabalho. O artista imprime uma autenticidade nacional, influenciada por sua vivência no Pelourinho (Salvador-BA), na cidade de Paraty-SP e na urbanidade paulistana. A dança, a religiosidade, as manifestações populares, a arquitetura, a flora, os costumes e a fé do povo brasileiro, são apresentados em cores vivas. Composta de 30 telas, nos formatos 1,20 x 0,80 a 2,50 x 2,50, utilizando a técnica tinta acrílica sobre tela. FONTE: OANP [ Leia mais exposições no sitio www.formasemeios.blogs.sapo.pt , o brasileiro mais visitado na Europa]

Serviço:

Esposição Naïf “Brasil Viva Cores” pelo artista plástico D’ Ollynda
De 29 de março a 28 de abril de 2007
Horários: de segunda a sexta-feira - das 09h às 18h
Aos sábados das 10h às 14h

Galeria Território Brasil: Rua Mateus Grou, 580 -
Vila Madalena - SP - Tel. 3031 4722 - Território-brasil@terra.com.br

Thursday, April 05, 2007

A poesia secreta de Andréia


Baseada numa história real, a peça trata da loucura, permeada por Tabacaria, poema de Fernando Pessoa.

Nesse novo trabalho, o grupo Cia. Lúdica, composto por Paulo Drumond e Marcya Harco, Carla Masumoto, Lys Drummond, Cristiane Socci e Suzana Arruda pesquisa e observa o tema da loucura, pois A Poesia Secreta de Andréia é baseada num caso real, verídico, de uma pessoa que aos dois anos teve uma suposta meningite e desde então convive com a doença mental.

A peça mostra um dia na vida de uma deficiente mental, Andréia. Tabacaria, de Fernando Pessoa, é o poema que Roberto, irmão mais velho de Andréia, ator, ensaia para uma espécie de sarau. O ensaio é interrompido diversas vezes para que ele possa dar atenção às necessidades e solicitações da irmã.Sobre esse texto e o espetáculo que têm como tema o doente mental, diz Paulo Drumond: “Com este trabalho é possível prestar uma homenagem às raras famílias que abdicam parte de sua liberdade, de parte de seu tempo e de seu conforto, para não permitirem que um ente tão próximo e tão sofrido tenha uma vida terrível abandonado num manicômio”. Este espetáculo é um projeto de produção premiado pelo Programa de Ação Cultural (PAC) 2006, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Ficha Técnica
Texto – Paulo Drumond
Direção – Paulo Drumond e Márcia Harco
Assistente de Direção – Javert Monteiro
Elenco: Marcya Harco – Andréia - Paulo Drumond – Roberto
Música – Voz e Solos – Carlos Franco
Cenário e Figurinos – Carla Diacov
Iluminação – Paulo Drumond e Alex Nogueira

Onde: Teatro Ruth Escobar (Sala Mirian Muniz – Lotação 59 lugares)
Endereço: Rua dos Ingleses 209 – Bela Vista - São Paulo/SP
Quanto: Preço promocional de toda a temporada – R$ 10,00
Horário: 19h
07 de abril a 10 de Junho (Sábados e Domingos)Mais informações: Tel.: (11) 3334-0001

Leia mais sobre teatro em www.formasemeios.blogs.sapo.pt , a revista digital brasileira mais acessada na Europa.