Pages

Wednesday, March 30, 2011

Universidades públicas vão elaborar questões para prova do Enem

Objetivo do Ministério da Educação este ano é inserir as universidades no processo de elaboração das provas e aumentar o número de questões do Banco Nacional de Itens (BNI)/. Investimento no projeto será de R$ 100 milhões. Instituições podem se cadastrar para participar do edital

A partir deste ano, instituições públicas de ensino superior vão participar da elaboração do banco de itens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Chamada pública convocando instituições interessadas em elaborar e revisar itens para a prova foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) da última segunda-feira (28). As universidades federais, estaduais e municipais, além dos institutos federais de Educação Profissional podem se cadastrar para participar do edital. Antes, as questões do Enem eram feitas por professores ou especialistas contratados diretamente para a tarefa. O investimento nesse projeto será de R$ 100 milhões.
O objetivo é inserir as universidades no processo de montagem das provas, aumentar o número de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) em menos tempo e transferir às universidades públicas conhecimentos sobre avaliações em larga escala. Sobre o aumento do número de questões, a intenção do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é aplicar duas edições da prova ao ano.
Após o cadastramento, o Inep oferecerá capacitação aos coordenadores-gerais e coordenadores de área sobre os pressupostos teóricos e metodológicos para avaliação em larga escala, instrumentos de medida, matrizes de referência, elaboração e revisão de itens. Somente após as capacitações as instituições estarão credenciadas a participar do trabalho.

Depois da assinatura de termo de sigilo e compromisso, a instituição deverá capacitar elaboradores e revisores de itens – que deverão ser servidores ativos, na área de docência ou pesquisa. Eles elaborarão as questões segundo a demanda do Inep e, após a conclusão do trabalho, enviarão o conjunto de itens elaborados e revisados.
Esses itens serão submetidos à revisão pelo Inep e, posteriormente, a pré-testagem. Apenas depois disso estarão prontos para compor o Banco Nacional de Itens.

Enem - O Enem é composto por uma redação e quatro provas, cada uma de uma área do conhecimento: matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias. Cada prova é composta por 45 itens. Atualmente, cerca de 10 mil questões fazem parte do Banco Nacional de Itens (BNI) do Enem. A meta é chegar a 100 mil. O ideal é que o BNI tenha, no mínimo, 20 mil itens por área do conhecimento. Cada edição do exame é formada por 180 questões. Elas serão pagas pelos itens elaborados, testados e aprovados.

As instituições públicas interessadas em participar do processo devem se cadastrar no endereço eletrônico http://bni.inep.gov.br/inscricao . O período para cadastramento é de 30 de março a 15 de abril.
 (Fontes: Secom/formas&meios)
Foto: Governo do Estado do ES

No comments: