Pages

Saturday, November 06, 2010

Glicéryo Carnelosso

Carnelosso retratou Fausto Visconde e sua mãe dona Pascoalina.

Glicério Geraldo Carnelosso, nasceu na cidade de Boa Esperança do Sul, interior de São Paulo, em 1921. Fixou residência na cidade de São Paulo, quando tinha 10 anos de idade.Em 1934, com 13 anos, começou a pintar quadro encantado com a arte e com os pintores da época.




Entre 1936 a 1941, frequentou o Instituto Profissional Masculino de São Paulo. Desenhos e pinturas na época com características acadêmicas devido a normas impostas pelos professores.No ano de 1949, sofreu influência e teve aulas com o professor Joseph Barchitta. Começou a lidar com esculturas em argila e gesso com o escultor Laurindo Galante. Mais tarde, com o pintor Mário Zanini, dedicou-se à xilogravura.


Já na década de 40, dedicou-se a trabalhar na execução de medalhas comemorativas, bustos de personalidades, até os anos 90.Conheceu e frequentou por anos o atelier do professor Ângelo Simeone.


Viajou com frequência com os amigos Arcangelo Ianelli e Emídio Dias de Carvalho. Posteriormente, com o amigo Giancarlo Zorlini e companheiros, continuou a pintar os casarios, paisagens, marinhas, fazendo parte do grupo Tapir.Em 1972 foi à Europa em companhia dos artistas trazendo um vasto material pitórico.As viagens para Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, Paraty, litoral do estado de São Paulo em companhia com o grupo Tapir eram frequentes.Em 22 de Setembro de 2009 veio a falecer em São Paulo.O pintor faleceu em 22 de Setembro de 2009 veio a falecer em São Paulo.

Mostras

Individuais

Eucatexpo - São Paulo - 1973
Associação Paulista de Belas Artes - "Pinturas de uma vida" - São Paulo - 2009


Coletivas

"Grupo Tapir" - Galeria F. Domingo - 1967 - São Paulo
"Grupo Tapir" - Galeria Celui-Ci - 1968 - Santos
Grupo Chácara Flora - Galeria Espade - 1977 - São Paulo
Grupo Chácara Flora - Galeria Domus - 1978 - São Paulo
Participante ativo dos salões oficiais de Belas Artes de São Paulo e Rio de Janeiro
Participante ativo dos salões da Associação Paulista de Belas Artes, salão oficial de Santos, Piracicaba, e São Bernardo, e da Sociarte em São Paulo

FONTES: Formas&Meios: http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/

No comments: