Pages

Thursday, November 12, 2020

Caso Cinemateca Brasileira

Secretário Especial da Cultura faz visita técnica a Cinemateca Brasileira

Mario Frias e o Secretário Nacional do Audiovisual Bruno Graça Melo Côrtes, estiveram na Cinemateca Brasileira para uma visita técnica. Vale ressaltar que não é a primeira vez que o Secretário Especial vai à Cinemateca, ele lá esteve como seu primeiro compromisso oficial enquanto secretário. A visita de surpresa atestou que todos os contratos emergenciais estão ativos, operantes e funcionando a pleno vapor.  

A decisão de requisitar as chaves da Organização Social que geria a Cinemateca Brasileira veio em decorrência do término do contrato de gestão em 31 de dezembro de 2019. Segundo o Secretário, as visitas técnicas continuarão acontecendo de modo a assegurar a integral prestação dos serviços essenciais. 


Entenda : 


A Cinemateca era gerida por uma Organização Social cujo contrato de gestão foi encerrado em 31 de dezembro de 2019. Com isso, a União ficou impossibilitada de enviar recursos para a manutenção da Cinemateca, situação que desencadeou, junto com a pandemia, na paralisação de seus serviços.

Sob orientação da equipe jurídica, chegaram à conclusão de que a única solução seria retomar a sua administração, para com isso realizar um novo chamamento público. A equipe da Secretaria Especial da Cultura recebeu as chaves da Cinemateca no dia 7 de agosto de 2020 e no mesmo dia iniciaram os trabalhos para reestruturação desse importante equipamento cultural. 


No comments: