Pages

Friday, July 27, 2018

Centenário de Athos Bulcão

No ano em que completaria cem anos, Iphan lança edição do Inventário da Obra de Athos Bulcão, e outras homenagens. 

Em 2018 é celebrado o centenário do nascimento de Athos Bulcão, figura fundamental na formação da capital federal como um lugar único. Para comemorar o marco, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência no Distrito Federal, lança, no dia 30 de julho, o Inventário da Obra de Athos Bulcão em Brasília. 

O livro é fruto do inventário da obra de Athos Bulcão, trabalho realizado pelo Iphan/DF entre 2008 e 2009, e publicado em 2010. Na ocasião, foram documentadas 261 peças, que revelam a sensibilidade, a multiplicidade e a riqueza do universo criativo do artista. Várias de suas criações estão sob tombamento federal desde 2007, por serem obras de arte integradas aos diversos edifícios projetados por Oscar Niemeyer em Brasília, garantindo sua proteção legal e valorização.

O novo exemplar, de mais de 200 páginas, procurou não só atualizar o exemplar anterior, mas torná-lo mais bem ajustado à arte e à sensibilidade do homenageado. Neste novo trabalho, foram reavaliados o inventário e a publicação de 2010, revisando-se os textos e checando-se a existência de alguns painéis e murais. Também foram feitas novas fotos.

A Fundação Athos Bulcão, responsável pela guarda do acervo do artista, acompanhou a produção do livro, esclarecendo dúvidas e atualizando informações. O lançamento da publicação será no dia 30, às 18h, na Sala Mário de Andrade, na sede do Iphan, em Brasília.

Serviço

Lançamento do Inventário da Obra de Athos Bulcão em Brasília
Data: 30 de julho de 2018, a partir das 18h
Local: Sala Mario de Andrade, Sede do Iphan
Endereço: SEPS 713/913 – Asa Sul – Brasília – DF
Entrada franca
Classificação livre

No comments: