Pages

Wednesday, January 03, 2018

Doutor Jivago: clássico relançado pela Cia das Letras

Doutor Jivago, livro adaptado para o cinema, que tornou Boris Pasternak internacionalmente um dos mais lidos no mundo, é relançado pelo Selo Companhia das Letras.

Publicado originalmente em 1957 fora da União Soviética, após ser banido pela censura do Partido Comunista, Doutor Jivago, que só seria lido por seus conterrâneos em 1987 — 27 anos após a morte de seu autor —, continua sendo o maior e mais importante romance da Rússia pós-revolucionária.

Nele, Boris Pasternak traz à luz o drama e a imensidão da Revolução Russa pela história do médico e poeta Iúri Andréievitch Jivago em seu constante esforço de se colocar em consonância com a Revolução. Por seus olhos hesitantes o leitor testemunha a eclosão e as consequências deste que foi um dos eventos mais decisivos do século. Em tempos em que a simples aspiração a uma vida normal é desprovida de qualquer esperança, o amor de Jivago por Lara e sua crença no indivíduo ganham contornos de um ato de resistência.

Seguindo a grande tradição do romance épico russo, Pasternak evoca um período historicamente crucial e nele retraça um panorama completo da sociedade da época. 

Sobre o autor 

asceu em Moscou em 1890. Escreveu um grande número de poesias sob o peso da severa censura da Rússia soviética antes de publicar seu trabalho mais famoso, Doutor Jivago, em 1958. O romance rendeu-lhe o prêmio Nobel de literatura, mas a hostilidade da URSS o forçou a recusar a láurea. Morreu em 1960. (Fonte: Francisco Martins \ Companhia das Letras). 

Livro cortesia: 
Páginas: 616
Preço: 79,90 
Ebook: 39,90

No comments: