Pages

Wednesday, May 03, 2017

Salvador: a capital da CPLP

A partir da próxima sexta-feira (5/5), Salvador será, até 2018, a capital da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A iniciativa será concretizada com a assinatura da Declaração Salvador, capital da Cultura, durante a X Reunião de Ministros da Cultura da CPLP na capital baiana.
Pelourinho, Salvador, Brasil

Para ganhar o título, foi considerado o fato de Salvador ter sido a primeira capital do Brasil (1549-1763), além de ser um ponto de confluência de culturas europeias, africanas e ameríndias e centro de difusão da língua portuguesa nas mais diversas manifestações culturais. Além disso, as autoridades levaram em conta o conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do centro histórico da cidade, inscrito como bem cultural na Lista do Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985.

A CPLP

Criada em 1996, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo fundamento é a Língua Portuguesa, bem como o vínculo histórico comum entre os nove países localizados em um espaço geograficamente descontínuo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.





No comments: