Pages

Monday, May 08, 2017

Prêmio Monteiro Lobato de Literatura

Brasil e Portugal lançam Prêmio Monteiro Lobato de Literatura

O Ministério da Cultura, em parceria com o governo português, lançaram, na sexta-feira (5), durante a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador (BA), o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude. A premiação tem paralelo com o já tradicional Prêmio Camões de Literatura, mas será destinada exclusivamente a autores que publiquem livros voltados ao público formado por crianças e adolescentes.
Ainda não há definição em relação ao valor pecuniário do prêmio. A primeira edição deve acontecer já no próximo ano. "Estamos muito satisfeitos por termos chegado a esse acordo em relação ao Prêmio Monteiro Lobato. Para nós, em Portugal, também é um motivo de muita satisfação", disse Luís Filipe Castro Mendes, ministro da Cultura de Portugal. 

Monteiro Lobato

A premiação faz homenagem a um dos maiores escritores brasileiros, considerado o pai da literatura infantil e juvenil, Monteiro Lobato (1882-1948).   Entre as obras do escritor, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, estão "Reinações de Narizinho" (1931), "Caçadas de Pedrinho" (1933) e "O Pica-pau Amarelo" (1939). 

No comments: