Pages

Saturday, April 01, 2017

9ª Exposição do Pinheiro-Brasileiro

Núcleo Cunha do PESM realiza a 9ª Exposição do Pinheiro-Brasileiro

Começa no próximo no dia 15 a 9ª edição da Exposição do Pinheiro-Brasileiro, em Cunha, interior paulista. O evento exalta a importância da araucária para o meio ambiente, paisagem, gastronomia, economia e cultura da região. A Exposição acontece no Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha, às 10h.

A Exposição traz detalhes da árvore que é genuinamente brasileira e produz uma comida típica de inverno, o pinhão. Outra curiosidade sobre a árvore é que na natureza ela é plantada em vastas extensões por aves, as gralhas azuis.

O pinheiro-brasileiro também pode viver em média 700 anos. A espécie pode atingir 50 metros de altura e mais de dois metros de diâmetro de tronco. Infelizmente está em estado crítico de extinção.O pinheiro-brasileiro já foi muito abundante em terras paulistanas e, hoje, sua presença tornou-se quase nula. Uma das versões para o bairro de Pinheiros, da capital paulista, para ser chamado assim, é que havia uma grande ocorrência de pinheiros na região.

A abertura da exposição conta com apresentações culturais, premiação do Concurso de Desenhos e Redação de estudantes de Cunha. A Exposição terá fotografias e artesanatos criados com as mais diversas técnicas e vai até o dia 31 de julho. A entrada é gratuita e aberta ao público.

SERVIÇO

9ª edição da Exposição do Pinheiro-Brasileiro
Abertura: 15 de abril, às 10h
Até 31 de julho
Local: Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha
Entrada gratuita e aberta ao público
Endereço: Rodovia Paulo Virgínio km 56,2 (Estrada do Municipal do Bairro do Paraibuna)
Fone: (12) 3111-1818 ou 2353
Email: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br

No comments: