Pages

Wednesday, December 14, 2016

Exposição Anísio Brito

O Arquivo Público do Piauí – Casa Anísio Brito lança, nesta quarta-feira (14), a exposição “Anísio Brito: educador e historiador”. 

Anísio Brito foi membro do Conselho Municipal de Teresina (cargo similar ao de vereador) e também da Sociedade Auxiliadora da Instrução, entidade civil que prestava assessoria ao governador João Luís Ferreira na área da educação e reforma do ensino público. Foi diretor do Liceu Piauiense e da Instrução Pública (similar à atual Secretaria de Educação), onde permaneceu até agosto de 1926, quando foi nomeado diretor vitalício da Biblioteca e Arquivo Público do Piauí, por decreto do então governador Matias Olímpio. Anísio Brito, nasceu em 1886.

A exposição contou com o trabalho da técnica especialista em Arquivística Terezinha Cortez, e é fruto de pesquisa empreendida por Iolete Rocha, Rosângela Carvalho e Nino Cesar Dourado. As peças ficarão expostas por dois meses e poderão ser conferidas pelo público gratuitamente no horário de funcionamento da Casa, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta, na Rua Coelho Rodrigues, nº 1016, Centro de Teresina.

Memória do Jornalismo Piauiense

Durante a abertura da exposição, será lançada a 4ª etapa do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, que tem como objetivo contribuir para a preservação da memória e da história piauiense, além de fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas. A idealizadora e coordenadora do projeto, professora Ana Regina Rêgo, da Universidade Federal do Piauí, entregará 32 DVDs contendo cerca de 600 exemplares de jornais do século XIX e XX ao Arquivo Público. 

No comments: