Pages

Thursday, September 08, 2016

O que é filosofia? Texto para alunos

Filosofia, sabe-se que filosofia é um processo de busca de conhecimento; palavra grega que significa "amor à sabedoria" cuja tradução consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à linguagem e à mente.  

Também  se encarrega de estudar o pensamento em seu desenvolvimento diacrônico.  Ou seja, a sucessão temporal das ideias filosóficas.  Enquanto ramo da história, ela se ocupa de documentar e preservar os debates filosóficos. Sócrates é o pai da filosofia. Nascido em Atenas entre 470 e 469 a.C. Sócrates viveu o início da fase áurea da democracia ateniense. 

Origem, desenvolvimento e conclusão

Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. 

Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. A história da filosofia rastreia as várias teorias que buscaram ou buscam algum tipo de compreensão, conhecimento ou sabedoria sobre questões fundamentais, como por exemplo a realidade, o conhecimento, o significado, o valor, o ser e a verdade. 

Racionalidade: Para Aristóteles, por exemplo, o homem é definido como “animal racional”, quer dizer, como um ser vivo  - o ponto em comum com os “outros” animais -, certamente, mas que teria, além disso (sua “diferença específica”), uma característica própria: a capacidade de raciocinar. O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento.  

Enquanto os animais, considerados como um ser irracional, por mais que possamos pensar que ele é um ser livre, realiza seus atos impelido pelas suas sensações, pelos apetites e pelo instinto natural, para um fim de que ele mesmo ignora e cujas conseqüências não consegue nunca prever. 

No comments: