Pages

Monday, June 13, 2016

Mostra retrata a história do teatro em Belo Horizonte

A exposição apresenta até dezembro no Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim) a exposição “3º Sinal: Belo Horizonte em Cena”. 

BELO HORIZONTE (MG) BRASIL - A mostra de longa duração apresenta a história do teatro na capital e seus personagens, construindo um panorama da diversidade da produção ao longo da história da cidade. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, e nas quartas e quintas até 21h. A entrada é gratuita.

A mostra, montada na sala de exposições do edifício-sede, leva o visitante a percorrer o universo teatral. Estão expostas imagens, objetos, informações e depoimentos, principalmente dos construtores da história do teatro na capital. Esses documentos respaldam as lembranças e registram propostas estéticas, núcleos aglutinadores, espaços ocupados e construídos nas relações com o público.

Textos, figurinos, cenários, objetos, programas, fotos e outras referências à atuação permitem acessar a memória de um momento efêmero: a encenação. Estão também registrados os bastidores, o lugar de formação, fomento e criação. E, para que o fenômeno teatral aconteça de fato, espaços da relação cena-plateia são construídos, oferecendo ao público o papel de captar olhares sobre a cidade. A vida urbana está representada não só pelas múltiplas experiências estéticas, mas também pelas emoções individuais, sensações coletivas e posturas políticas que as manifestações artísticas podem gerar em cada espectador.

No comments: