Pages

Monday, April 04, 2016

FCRB inscrições projeto Preservação da Memória

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), acaba de lançar um edital que visa a seleção de bolsistas para atuação no projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações, cujo objetivo fundamenta-se na preservação e produção de um conjunto documental relacionado à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro.


No total, serão ofertadas 22 bolsas, que variam de R$ 400 a R$ 3,7 mil por mês, conforme a formação e experiência dos candidatos. Serão contemplados bolsistas com níveis que variam da iniciação científica até o pós-doutorado. As bolsas terão duração de sete meses, de maio a dezembro de 2016, podendo ser prorrogadas caso exista interesse da FCRB por sua continuidade, além de orçamento suficiente para a realização da despesa.

O projeto de preservação da memória dos Jogos Olímpicos deverá tanto focar-se no processo de construção de um projeto de uma cidade olímpica no Brasil, como também registrar e produzir análises preliminares sobre o impacto do evento para a cidade do Rio de Janeiro e para o País. 

A atividade central do projeto será a de reunião, sistematização e produção de informações e registros imagéticos, documentais e orais, que poderão servir ainda como fonte para novos e futuros estudos. Os documentos coletados e produzidos ficarão à disposição de pesquisadores em um portal criado especificamente para tal finalidade, cujo endereço será divulgado posteriormente. A Fundação prevê, ainda, a realização de um seminário, no final do ano, para a apresentação e discussão dos estudos.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas por e-mail ( inscricao.pipc@rb.gov.br) ou presencialmente na Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada na Rua São Clemente, 134, em Botafogo, Rio de Janeiro. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (30) e deverão se encerrar à meia-noite do dia 25 de abril de 2016. 

A documentação requerida para a efetivação da inscrição inclui um formulário de candidatura à bolsa, cópia de documentos pessoais, acadêmicos e profissionais pertinentes ao projeto; curriculum vitae atualizado e completo e uma carta do candidato justificando o seu interesse em ser bolsista no projeto, explicitando sua experiência e conhecimentos sobre o tema da bolsa e anexando produção própria em torno do tema. 

Dúvidas poderão ser tiradas em  inscricao.pipc@rb.gov.br ou pelos seguintes telefones: (21) 3289-8608, (21) 3289-8609 e (21) 3289-8610.

No comments: