Pages

Saturday, November 28, 2015

Cena em Construção – Programa Funarte

O Cena em Construção – Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas 2015 leva, até dezembro, oficinas de iluminação, montagem cênica, caracterização, som e novas mídias a 12 cidades de 10 estados nas cinco regiões brasileiras. Iniciada no dia 19 de outubro, a ação já contabilizou 25 oficinas e, no momento, 14 estão em execução.


Acre, Amazonas, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro foram os estados alcançados pelo programa da Fundação Nacional de Artes (Funarte), realizado pelo seu Centro de Artes Cênicas/Setor de Formação, Pesquisa e Memória.

Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em seus campos de atuação – como cenografia; áudio e vídeo; figurino, adereços e maquiagem. A iniciativa deve atingir mais de 800 alunos.

As cidades atendidas foram Rio Branco (AC), Manaus (AM), Crato (CE), João Pessoa e Campina Grande (PB), Dourados (MS), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Vitória e Vila Velha (ES) e Rio de Janeiro (RJ). A agenda termina no dia 4 de dezembro.


O Cena em Construção é considerado o início de uma reestruturação do Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC) – com vistas ao seu fortalecimento, nas áreas de formação e capacitação. A Funarte espera que a ação gere aprimoramento e oportunidades para profissionais ligados à concretização do espetáculo, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e contribuindo, assim, com o processo produtivo do setor.

No comments: