Pages

Thursday, June 04, 2015

Exposição 'As Mulheres em Mim'

Mostra 'As Mulheres em Mim' marca a estreia de Nelson Diniz como fotógrafo. 

Um dos atores mais premiados da cena gaúcha, Nelson Diniz vai comemorar 30 anos de carreira com uma estreia. Mas, dessa vez, longe dos palcos. No próximo dia 17, no Centro Cultural Erico Verissimo, o artista fará a abertura de sua primeira exposição fotográfica: As Mulheres em Mim, que tem produção de Liane Venturella.
Foto: Nelson Diniz

O título resume a essência de toda a pesquisa. A mostra é composta apenas por selfies em preto e branco clicadas com um tabletO processo de captura das imagens durou um ano e seis meses e tudo surgiu por acaso quando Nelson testava a câmera do equipamento eletrônico mirando o próprio corpo: - Em um determinado momento, meu olhar deslizou para um detalhe e descobri surpreso o que poderia ser parte de um corpo feminino em mim. E o "acaso" aconteceu. E o modesto exercício de se auto fotografar passou imediatamente à pesquisa e busca de todas as supostas mulheres que poderia trazer em meu corpo. A brincadeira tomou fôlego. Virei um contorcionista. A cada instante mais mulheres surgiam com seus corpos, seus pelos, suas particularidades e detalhes - revela o artista. 

O resultado é surpreendente e provocador. Como em um jogo cênico, o público será testado ao analisar cada uma das 16 fotografias. Nelas, dedos, joelhos e axilas se transformam em seios, silhuetas e detalhes que compõem a intimidade feminina. A intenção de Nelson Diniz é desafiar o olhar do espectador: Dentro da visão de que muitas vezes aquilo que estamos "vendo" não é exatamente aquilo que estamos imaginando "ver". Aprofundando o significado do olhar, espinha dorsal de toda a intenção que se propõe o artística - afirma o ator e fotógrafo. 

A teatralidade da exposição também estará presente na disposição das imagens. No centro da sala O Retrato, haverá duas fotos gigantescas impressas em tecido com 2mX1m20cm. Nas paredes, serão expostas dezesseis imagens com formatos que variam de 15cmX30cm a 40cmX50cm. Mas várias outras fotos menores (9cmX12cm) estarão dispostas em um painel feito de caixas para bijuterias. Para aguçar ainda mais a curiosidade dos visitantes, eles também poderão descobrir as cenas que seis olhos mágicos instalados na sala têm a revelar. PERFIL DO ATOR NELSON DINIZ EM BLOG DA FAMA

Serviço

Abertura: 17/06quarta-feiraàs 19h - somente para convidados.
Visitação: De 18/06 a 25/07 - de terça à sexta-feira das 10h às 18h e sábado das 11h às 18h
Onde: Sala O Retrato - 4° andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo 
(rua dos Andradas, 1223 - Centro de Porto Alegre)
Quanto: entrada franca

Assessor de Imprensa:
Léo Sant´Anna
(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561

No comments: