Galeria Homero Massena abre suas portas com exposição "Corpora" um conjunto de trabalhos que problematiza a relação e os cruzamentos entre a ciência e a arte contemporânea. "Corpora", idealizada pela artista plástica Mariana Reis, é envolta por um hipotético estudo científico que se propõe a nomear e a identificar a nova criatura. A exposição é aberta ao público e permanece em cartaz nas instalações da galeria até dezembro.
O que estrutura o pensamento da artista Mariana Reis é a possibilidade de criar um mistura de referência de animais que, por meio de uma classificação taxonômica, propõe uma teoria de recombinação. O próprio título da exposição "Corpora" - o plural de corpus, em latim - assume tal premissa.
O estudo dos músculos, dos ossos e das articulações que estruturam o novo animal e seu caráter híbrido é exposto na mostra. A ideia de coleção que a artista atribui a suas criações é desenvolvida através da investigação com pesquisadores de áreas como a Biologia e a Veterinária e de seus métodos de classificação. Por meio de uma variedade de linguagens como a xilogravura, o vídeo e a escultura, Mariana possibilita a reconstrução de um animal irreal, mas que existe na forma de hipótese imaginativa e de pensamento artístico.
Serviço:
Exposição "Corpora"
Período: 15 de outubro a 13 de dezembro
Visitação: Segunda a sexta, 9h às 18h; sábado, das 13h às 18h. Entrada gratuita
Local: Galeria Homero Massena
Endereço: Rua Pedro Palácio, 99, Cidade Alta, Centro, Vitória - ES
Informações: (27)3132-8395.

No comments:
Post a Comment