Pages

Tuesday, September 30, 2014

Após brigas, palavreado ríspido Museu Picasso reabrirá

Atrasos, brigas e polêmicas marcaram a reforma da coleção de um dos artistas mais influentes do século 20


PARIS,  FRANÇA -Brigas, atrasos e polêmicas que marcaram a reforma de uma das maiores coleções do mundo de um dos artistas mais influentes do século 20. Agora, esperada reabertura - que fora adiada por duas vezes no ano passado - está finalmente prevista para 25 de outubro, o aniversário de Picasso, que nasceu em 1881, em Málaga, Espanha, mas passou a maior parte da vida adulta na França até morrer em 1973.

A abertura do museu, que abriga uma coleção de mais de 5.000 pinturas, esculturas e gravuras, bem como arquivos pessoais de Picasso, vai pôr fim a um período turbulento na cena cultural da cidade. As asperas palavras, envolvendo até o filho de Picasso, Claude, de 66 anos, que havia apoiado Baldassari e disse ao jornal Le Figaro em maio que a França estava "fazendo uma paródia" de seu pai".

A reforma, que custou cerca de 52 milhões de euros (66.000 mil dólares), triplicou o tamanho do espaço de exposição, que passou a ter cinco andares, tornando-o mais acessível para o que se espera que seja até 1 milhão de visitantes por ano. A direção é de Laurent Le Bon, que dirigia o Centro Pompidou-Metz desde 2010.  Enquanto o mundo da arte aguarda a festa de reabertura, o pátio de paralelepípedos do museu será aberto em 4 de outubro para a Nuit Blanche, um evento de arte realizado anualmente à noite em Paris, com um show de luzes na elegante fachada. (AgênciaFM com agências internacionais). 

No comments: