Pages

Saturday, May 03, 2014

Ingmar Bergman: mostra com 160 sessões

O Palácio das Artes exibe um total de 160 sessões, a maior mostra dedicada ao cineasta sueco Ingmar Bergman já realizada na América Latina. Será exibida a filmografia completa do autor e algumas raridades. 

BELO HORIZONTE (MG) BRASIL - A mostra “Ingmar Bergman - Instante e Eternidade” reunirá 78 filmes em formatos 35mm, 16mm, digital e DCP. Filho de um pastor luterano, que mais tarde se tornou capelão do rei da Suécia, Bergman sofreu abusos emocionais e físicos durante a sua infância. Teve uma vida sentimental atribulada com muitos e conturbados relacionamentos. Entre os principais prêmios estão três Oscar de melhor filme estrangeiro, seis prêmios no Festival de Cannes e muitos outros em Berlim e em Veneza. O cineasta também foi amplamente premiado no campo teatral.

Destaques

A mostra exibe desde o primeiro filme roteirizado pelo diretor, “Tormento”, de Alf Sjöberg, passando por “A Carruagem Fantasma”, de Victor Sjöström, obra cinematográfica que mais influenciou o cineasta, chegando a documentários que resgatam a vida e a obra de Bergman e exploram sua relação com figuras icônicas. Um desses filmes é “Liv & Ingmar”, recorte da relação profissional e amorosa entre ele e a atriz Liv Ullmann.

Trilogias

Os filmes “Através de um Espelho”, “Luz de Inverno” e “O Silêncio” compõem a chamada Trilogia do Silêncio, obras que traçam um panorama sobre a busca por Deus e a relação do homem com o divino. A outra trilogia reúne os filmes “Melhores Intenções”, “Crianças de Domingo” e “Encontros Privados”. Roteirizados por Bergman. 

Curso

Entre os dias 1º e 3 de maio a Fundação Clóvis Salgado irá promover o curso O Cinema de Bergman, que discutirá a trajetória de Bergman como cineasta marcante. A programação conta ainda com curso sobre a obra do autor e três palestras, que abordarão temas como psicanálise e a relação de Ingmar Bergman com o teatro, além de dois debates. Destaque para o debate “Montando Bergman”, no dia 9 de maio, que reúne atores e diretores da peça para conversar sobre a adaptação.

Local: Cine Humberto Mauro
Dias:  até 12 de maio.
(avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte - Brasil )

No comments: