Pages

Thursday, November 08, 2012

Homens da Caverna: bem mais inteligentes

Segundo descobertas de pesquisadores o homem de Neanderthal fazia instrumentos de pedras 71.000 anos antes do que se achava até agora ou seja, eram mais avançados do que se achava


Fotomontagem \ divulgação


Paleontólogos afirmaram ter descoberto minusculas lâminas em caverna da África do Sul que comprovam que o homem arcaico era um pensador avançado e que faziam instrumentos de pedras 71.000 anos antes do que se achava até agora. As descobertas sugerem que nossos primeiros antepassados da África tinham uma capacidade maior para o pensamento complexo e a produção de armas deu a eles uma vantagem em termos de instinto evolucionários sobre o homem de Neanderthal, segundo os autores de um estudo publicado na revista Nature.

Os cientistas concordam que nossa linhagem apareceu na África há mais de 100 mil anos, mas há muito debate sobre quando a personalidade cultural e cognitiva do Homo sapiens começou a se assemelhar com a do homem moderno. As pequenas lâminas achadas na África do Sul teoricamente teriam sido manufaturadas entre 65.000 e 60.000 anos.

Agora, uma equipe de cientistas descobriu lâminas muito mais antigas, chamadas microlíticas e produzidas através de lascas de pedra aquecidas, em uma caverna perto da Baía de Mossel, litoral sul da África do Sul. "Nossa pesquisa mostra que a tecnologia microlítica se originou na África do Sul, evoluiu durante um longo período de tempo (cerca de 11.000 anos) e tinha um complexo tratamento com calor", afirmam os autores do estudo.

"Tecnologias avançadas na África eram antigas e duradouras", explicaram, acrescentando que a longa ausência de artefatos instrumentais no registro paleontológico é explicada por um número relativamente pequeno de sítios escavados até o momento, e não por uma inexistência de conhecimento tecnológico do homem primitivo.

No comments: