Por: Adriano Lira
Após homenagear Machado de Assis, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, o Museu da Língua Portuguesa dedica pela primeira vez uma mostra a um paulistano: até 30 de janeiro, estará em cartaz Oswald de Andrade - O Culpado de Tudo. Na exposição, o público tem a chance de conhecer a vida e a obra de um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.
Com a frase “Tupi ou not Tupi, that is the question”, Oswald expressou a ambiguidade da arte brasileira pré-1922, já que os artistas de época estávamos muito presos aos padrões culturais do exterior e não conseguiam ser refletir em seus trabalhos uma identidade nacional.
Toda a trajetória desse escritor, que também foi militante comunista, aristocrata falido e um exímio conquistador de mulheres, é contada por meio de paineis explicativos, vídeos e frases de sua autoria (levemente pornográficas) escritas nos banheiros do museu. Um dos destaques é o painel de Laura Vinci (foto), com várias notas de cruzeiro manchadas, representando a crise econômica de 1929, quando Oswald perdeu sua fortuna.
Serviço
Oswald de Andrade - O Culpado de Tudo
Data: até 29/01/2012
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/n° - centro - metrô Luz
Preço: R$ 6 (meia-entrada para estudantes; grátis aos sábados)
Tel.: (11) 3326-0775
No comments:
Post a Comment