Pages

Friday, October 08, 2010

O projeto "Um Olhar Sobre o Brasil"


O projeto "Um Olhar Sobre o Brasil" de Maurício Cardim, fotógrafo baiano de Ipiaú, consiste em retratar as cidades brasileiras ao longo de 27 anos de viagens fotográficas.


Em setembro de 2010, Cardim atingiu a marca de 127 municípios mineiros fotografados e mais de 300 em outros Estados, entre as quais o município de Sete Lagoas, MG, onde reside há quase cinco anos e já realizou mais de 20 mostras com temas ligados as cidades mineiras, capital paulista, costa do descobrimento, igrejas, natureza, espetáculo circense, mães famosas, ídolos da jovem guarda e outros temas.

Em São Paulo, realizou quase 100 exposições nos mais importantes espaços culturais na capital paulistana, atingindo outros Estados como Bahia com a mostra sobre Porto Seguro, na Bahia, além de Montreal, Canadá. A primeira mostra sobre Sete Lagoas aconteceu em janeiro de 2004 em parceria com o também fotógrafo Alan Wehner, e vale ressaltar que todas mostras Mauricio Cardim teve apoio da Rede Padrão de Comunicação (Sete Lagoas-MG.) Formas e Meios e Agência FM (São Paulo-SP). Profissionalmente, Mauricio Cardim vem fotografando Minas Gerais há 15 anos, e há mais de 6 anos tem sido o ponto de partida do fotógrafo em busca de novas investidas fotográficas, sempre obtendo bonitas imagens para suas produções. Através de suas andanças fotográficas teve mais de mil imagens transformadas em cartões-postais e calendários como (Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, São João Del Rei, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu e de outras cidades do país).

"Um Olhar Sobre o Brasil"

A primeira edição de "Um Olhar sobre o Brasil" aconteceu em Montreal, Canadá (2004) onde representou o Brasil no evento "Festivalíssimo" e posteriormente em Sete Lagoas. Já "Cidades Mineiras sob o Olhar de Mauricio Cardim", mais uma mostra importante na carreira do fotógrafo, foi apresentada em diversos espaços culturais de Sete Lagoas e depois na Galeria de Arte do terminal rodoviário de Belo Horizonte. Em seu trabalho, as imagens revelam peculariedades do casario barroco, igrejas, patrimônios históricos, praias, paisagens e as belezas naturais do país.

Sua nova proposta é uma mostra com 12 fotografias medindo 60cm por 1,20 m., com imagens de vários pontos do país. A exposição será realizada brevemente no Terminal Rodoviário de Sete Lagoas. A mostra é mais um meio de difundir as belezas e o turismo dos lugares. Cardim é um dos mais conceituados fotógrafo do Brasil, e em suas iagens são captadas com muita emoção, além de agregar valores culturais da comunidade local, assim sendo, um instrumento eficaz de educação patrimonial. Nesta mostra, a curadoria ficará a cargo do também fotógrafo Alan Wehner.

"Para a realização desse novo empreendimento cultural, o profissional está empenhado na busca de recursos financeiros para custear e viabilizar exposição. A proposta é fazer não somente a exposição mas também também cartões-postais para serem distribuidos aos visitantes e convidados, assim, dando visibilidade aos patrocinadores. Atualmente ele está em cartaz com a mostra, "Cartões Postais de Mauricio Cardim", no Espaço Cultural das Rádios Cultura AM e Musirama FM de Sete Lagoas. A mostra é um belo recorte pois apresenta cartões de várias cidades e capitais do país.

Mais fotos/informações:

http://www.culturafm.brasilflog.com.br/


No comments: