Pages

Wednesday, April 28, 2010

Centenário de Manezinho Araújo



Ele resolve se aposentar em 1944 e revela-se um grande artista primitivista com obras na Fundação Calouste Gulbenkian. Em setembro, comemora-se o seu centenário.

Nascido na cidade do Cabo, Pernambuco, no dia 27 de setembro de 1910, Manuel Pereira de Araújo, mais conhecido como Manezinho Araújo, era filho de Joventina Pereira de Araújo e de José Brasilino de Araújo, um funcionário da Companhia Great Western. Sua infância foi toda passada no bairro de Casa Amarela, no Recife. Ainda adolescente, ele iria conhecer Minona Carneiro, um grande cantador de emboladas que foi seu professor e incentivador.


Foi através dele, que Manézinho veio a se apaixonar pela música. Araújo seria um dos maiores divulgadores e intérpretes da embolada no País. Mas, o que vem a ser a embolada? Trata-se de uma das formas mais originais das músicas do folclore do Nordeste do Brasil, feita de maneira humorística, o embolador discorre sobre pessoas, temas e contando vantagens como se fosse um cronista. Alguns consideram que a embolada tem sua origem na literatura de cordel e, à ela, está sempre relacionada.
Matéria Completa em formas&meios http://formasemeios.blogs.sapo.pt/454601.html

No comments: