A exposição a bordo do Navio-Escola Brasil, da Marinha brasileira, divulgará a saga da construção de Brasília em quatro continentes durante seis meses. A Epopéia de Brasília documenta o passado e o presente da capital brasileira com fotos da construção da cidade, em 1957, tiradas pelo fotógrafo sueco Ake Borglund, e já as fotos contemporâneas foram tiradas pelo fotógrafo goiano Rui Faquini.
A primeira parada do barco será na sexta-feira em Lisboa. A mostra passará porLondres, Valência, Marselha, Roma, Ichon, Mumbai, Tunis, Pireu, Alexandria, Cingapura, Xangai, Tóquio, Honolulu, Long Beach, Acapulco e Cartagena. A volta ao Brasil está prevista para 15 de dezembro.
Nos aeroportos
A Marinha brasileira passou a divulgar a história de Brasília no ano passado, quando cerca de 19 mil visitantes conferiram a exposição. "A construção de Brasília é uma obra considerada por muitos como a maior epopéia do século 20 e prova da incontestável capacidade empreendedora do povo brasileiro", diz a declaração do comandante da Marinha no Catálogo da Exposição.
A Epopéia de Brasília já visitou 24 países levada pela idealizadora e curadora Mercedes Urquiza, uma pioneira de Brasília.
A mostra foi apresentada nos principais aeroportos do País e marcou a reinauguração do Palácio da Alvorada, em 2006.
No comments:
Post a Comment