Pages

Wednesday, June 11, 2008

Desenhos espahóis, no MASP

Arte espanhola de desenhar em suas difrentes formas em exposição no MASP, na quinta-feira,12, para convidados e partir de sexta-feira,13 aberta ao público.

A proposta do Museu de Arte de São Paulo, é recriar caminhos percorridos pelos artistas frente à modernidade. Dentre as 82 obras apresentadas, distintas concepções de desenhar que vão do esboço a ilustração. Percorre períodos quando da a dofirmação desenho como obra autônoma, sem ser inferior às belas-artes, escultura e pintura. O desenho teve em seu período espanhol um grande flerte com diferentes escolas como por exemplo o surrealismo e o cubismo. Esta é uma das uma das principais exposições internacionais do MASP em 2008 e tem o desenho como protagonista. Reúne desenhos de Picasso, Miró, Juan Gris, Dalí, Picabia, além de vários artistas de destaque no cenário espanhol como Óscar Dominguez, Viñes, De la Serna, Manuel Ángeles Ortiz e Bores. Entre seus artistas-divulgadores Salvador Dali e Pablo Picasso, sendo a dupla o foco principal da mostra. Mas outros nomes importantes como Joan Miró, Antoni Tàpies e Juan Gris também participam da mostra que ocupa o 1 andar. Os períodos abordados são os séculos XIX e o éculo XX com menor destaque. As obras são de propriedade da Mapfre - empresa espanhola da área de seguros, QUE AOS POUCOS ESTÁ ENGOLINDO O MASP. Haja vista que a partir de ainda este ano a empresa vai inaugurar uma ala nos museus de Madri, e como principal atração todas as obras de Degas, pertencente ao museu paulistano MASP.

Os contemporâneos

Ao mesmo tempo que apresenta "Desenhos Espanhóis do Século xx ", uma outra mostra com dois artistas contemporâneos espahóis Luis Godillo e Manolo Quejido, acontece no sguão do museu. Os dois não são da mesma geração, mas tem grandes semalhança por exemplo uma busca constante pela intensidade cromática. São 33 obras no total, que exploram ao mesmo tempo pintura, desenho e fotografia. [Obras: Mulher, Picabia - Arlequin - Picasso]

Serviço:
Desenhos Espanhóis do Século XX
Avenida Paulista, 1.578
De terça a domingo das 11h00 às 18h00
R$ 15,00 [Terças grátis]
Duração> de 13/06 à 27/07

No comments: