Pages

Saturday, November 10, 2007

Morre Norman Mailer morre nos EUA aos 84 anos


Escritor americano morreu neste sábado,10 de novembro, aos 84 anos de complicações renais.Ele ficou conhecido por seu temperamento forte e seu antagonismo ao movimento feminista.

LOS ANGELES [AgênciaFM] 10 de novembro - Vencedor de dois prestigiosos prêmios Pulitzer, Mailer estava internado no Hospital Monte Sinai, em Nova York, desde o mês passado quando foi submetido a uma cirurgia no pulmão. Nascido em Nova Jersey em 1923, assinou dezenas de livros, poemas, peças de teatro e ensaios. Uma de suas obras mais conhecidas é "A Luta", na qual descreve o histórico enfrentamento entre Muhammad Ali e George Foreman, em 1974. Relata mais
do que uma simples luta de boxe, o confronto realizado no Zaire colocou cara-a-cara duas faces do mesmo Estados Unidos: George Foreman, que se vestia com as cores da bandeira americana e representava o establishment branco apesar de ser negro, e Ali, que tivera seu título de campeão mundial de pesos-pesados revogado por se recusar a servir o Exército no Vietnã. Ali acabou vencendo a luta.

O escritor também publicou vários outros livros de sucesso: Os Nus e os Mortos, cujo tema é um relato-ficção de suas experiências no Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Sua última obra, The castle in the forest ['O castelo na floresta'] ainda sem publicação no Brasil, foi publicada este ano nos Estados Unidos. Norman Mailer se casou por seis vezes e deixa nove filhos.

No comments: