Thursday, August 23, 2007
Revelando São Paulo: XI edição
O evento é oportuno para se conhecer manifestações espontâneas feitas por homens e mulheres do povo que talvez nunca tenham freqüentado escolas de arte, e vêem nele, antes de mais nada, um trabalho, modo de vida e de sobrevivência.
Criado em 1997 para mostrar a diversidade cultural existentes nos municipios paulistas e promover o encontro entre o rural e o urbano. Danças, Músicas regionais, artesanato, culinária, religiosidade e muitas outras culturas que caracterizam o interior paulista. O maior evento cultural do Estado em sua XI, mantém os 180 municpios e uma média de 490 expositores, que tem como principal função identificar, congregar e dar expressão à cultura tradicional nos seus diferentes estilos. O Festival da Cultura Paulista Tradicional é o grande momento onde o resultado de esforços é oferecido à população da Capital. O evento tem a participação massiva dos municípios que apresentam como anda a cultura nas regiões como artesanato, manifestações folclóricas como o Jongo, o Batuque, o Samba de Caboclo, o Samba de Roda, os Maracatus, Cavalhadas, Artes Plásticas,Tambor Congo e a Culinária. O desfile de tropas de mulas, carros de bois, carreiros e tropeiros dão ao festival ares interioranos. Estima-se que mais de meio mulhão de visitantes apareçam no Parque Dr. Fernando Costa { Água Branca - Zona Oeste] para provarem das guloseimas e apreciar artesanatos de raiz prodzidos nas regiões participantes. O Revelando São Paulo é o momento de encontro com a herança de gerações, onde a cultura popular sobrevive a movimentos artísticos, geralmente desvirtuados, e atravessa os séculos revelando o modo de viver dessas comunidades, seus hábitos, relações sociais e suas ligações com o profano, fantasias e mitos imbuídos de autenticidade.
Programação abertura
O primeiro dia do evento, 8 de Setembro { Domingo } abre com Cerimônia da Paz - Por uma Década de Cultura de Paz, cujo cortejo contará com grupos rituais, tropas de mulas e tropeiros e o levantamento dos Mastros dos santos homenageados. Às 10h30 terá início uma Cerimônia Inter-religiosa - Comitê Paulista para a Década de Cultura da Paz, URI (Iniciativa das Religiões Unidas), Conselho Parlamentar para uma Cultura da Paz. Já a Chegada Solene de N. Sra. Aparecida de helicóptero e a Cerimônia de recepção acontecerá por volta das 11h30, seguida pelo Levantamento dos mastros de São Benedito, Santo Antônio, Divino e Bom Jesus, no Parque da Fernando Costa, que em sua grande arena recebe a entronização da Imagem de Nossa Senhora no espaço da festa.
A festa despede-se de São Paulo com desfile e cortejo dos grupos rituais e no dia 16 de setembro, e acontecerão Corrida de Cavalhadas (Arena), encontro de caminheiros - com concentração no Largo do Paissandu, Igreja de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos. No Memorial da América Latina: Congos, Moçambiques e Reinados de Congos de São Paulo. E na Igreja de Nossa Senhora do Ó, acontecerá a concentração de romeiros, cavaleiros , carros de bois, carruagens. A escolha do casal Rei Congo e Rainha Congo 2007/2008, com candidatos indicados pelos grupos de Congo e Moçambique. A imagem da Nossa Senhora Aparecida receberá as homenagens finais de seus devotos, e retornará à cidade de origem, no Vale do Paraíba.
Revelando São Paulo
08 a 16 de setembro - das 9h00 às 22h00
Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 445 - SP
{11] 3311-8887 - www.brazilsite.com.br
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment