Santeiro dos Gerais das Minas: Manoel Sílvio A. Fonseca
Tem início no dia 28 de setembro, no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) a exposição Santeiro dos Gerais das Minas: Manoel Sílvio A. Fonseca, na Sala do Artista Popular. Todas as esculturas em madeira produzidas por seu Sílvio, como gosta de ser chamado, o santeiro de Buritizeiro (MG), estarão à venda.
Santos, anjos e outras imagens sacras feitas a partir de toras brutas de madeira, cuja produção envolve toda a família do artesão, nascido no município de Coração de Jesus há 53 anos. Desde sua inf6ancia, aos oito anos, seu Sílvio mostrou aptidão para o trabalho com madeira, começando a inventar brinquedos e miniaturas. Acabou por trabalhar como marceneiro, aprendendo a fazer cadeiras, camas, mesas e outros objetos, exercendo o ofício mais por necessidade do que pelo gosto em produzir essas peças. O gosto pela arte veio com o contato com o trabalho do escultor de carrancas Dedeco Boaventura, de Pirapora. Após dominar a proporção das formas das peças, depois de um mês de aprendizado, seu Sílvio não parou mais de produzir, diversificando o repertório para a confecção de imagens sacras. A mostra fica em cartaz até 12 de novembro.
O evento tem o apoio do Solar de Santa e da Prefeitura Municipal de Pirapora (MG) e é uma realização do CNFCP, unidade que faz parte da estrutura administrativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura.
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular fica na Rua do Catete, 179 - Catete (estação Catete do metrô) - Rio de Janeiro - RJ 22220-000.
Informações: Setor de Difusão Cultural - (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206 ou difusao.folclore@iphan.gov.br. www.museudofolclore.com.br.
No comments:
Post a Comment