Pages

Saturday, March 26, 2016

Livro do Prof. José Vieira Filho

Funarte lança 3ª edição ampliada do ‘Manual de reparo e manutenção de instrumentos musicais de sopro’ autoria do Prof. José Vieira Filho. 


A obra integra o Projeto Bandas de Música da Funarte, o qual, desde sua criação, em 1976, colabora na identificação das reais necessidades das tradicionais bandas. Dele também fazem parte os Painéis Funarte de Bandas de Música (cursos de capacitação); a distribuição de instrumentos de sopro – mediante editais públicos –; a edição de partituras, manuais e guias; e o cadastramento de bandas – com vistas a levantar um conjunto amplo de dados. Os Painéis difundem técnicas de execução musical e de reparo e manutenção de instrumentos de sopro – curso que se destaca dentre as ações do Projeto Bandas de Música.

O Manual de reparo e manutenção de Instrumentos de sopro vem difundir conhecimentos relevantes sobre essa atividade. Segundo a Coordenação de Bandas de Música da Funarte, a obra fornecerá aos instrumentistas dos conjuntos, interessados em se aprofundar no estudo técnico de reparo e manutenção, a devida base de informações, para lidar com os instrumentos – inclusive processos e cuidados no seu manuseio; e a aplicação de procedimentos corretivos.

José Vieira Filho é reconhecido especialista na área e responsável pela formação de toda uma geração de Luthiers. Desde 1985, ele se dedica aos cursos de reparo e manutenção de instrumentos de sopro, no Brasil e em outros países da America Latina e da Europa.

No comments: