Pages

Thursday, December 18, 2008

Flip homenageará escritor Manuel Bandeira

A Festa Literária de Paraty já escolheu o homenageado da edição de 2009. o escritor Manuel Bandeira e algumas novas edições estão prometidas.

Em sua 7* edição, a Flip se realizará entre os dias 1 a 5 de julho de 2009 e tem somente o historiador Simon Schama está confirmado. Outros nomes já foram cogitados, Atiq Rahimi e Shophie Calle que ainda não responderam ao convite. Entretanto, o homenageado já está decidido é Manuel Bandeira [1886-1968], informou o diretor da Flip, Fláviou Moura. Bandeira é uma referência entre os poetas modernistas e sua obra gera muito interesse no público. Sua produção sobre crítica de arte, ensaios e crônicas e traduções.
Segundo Flávio Moura [flaviormoura.wordpress.com] a estrutura da homenagem não deve sofrer alteração em relação aos anos anteriores. Já existem editoras confirmadas para a Flip de 2009, e também estão programadas novas edições de Manuel Bandeira por conta das homenagens. Livros como "Apresentação da Poesia Brasileira" , uma tradução que ele fez de 'Macbeth' e também a versão ‘ Mary Stuart’, de Schiller, e um volume de crônicas inéditas, prometem.

Convidados
O historiador confirmado, Simon Schama, lançará o livro "O Futuro Americano" em 2009 pela Companhia das Letras. Já os outros convidados; Atiq Rahimi vencedor do Prêmio Gancourt 2008 e a artista plástica Sophie Calle, ainda estudam as propostas.

Manuel Bandeira - Perfil
Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho, nasceu no dia 19 de abril de 1886, em Recife -PE. No ano de 1917 lançou sua primeira obra literária "A Cinza das Horas' uma coletânea de poemas. Em 1940, é eleito para ocupar a cadeira n* 24 da Academia Brasileira de Letras. O poeta morreu no Rio de Janeiro, em 13 de outubro de 1968. Entre suas obras " Poemas Religiosos e Alguns Libertinos"; "As Meninas e o Poeta".

No comments: