Pages

Tuesday, December 11, 2007

MUSEUS DO MUNDO: CASA BRANCA


Sem dúvida o endereço mais famoso do mundo e dos Estados Unidos é a avenida Pennsylvania, 1600, onde localiza-se a Casa Branca, residência dos presidentes desde 1800.

Seu projeto arquitetônico foi escolhido através de uma competição em 1792, vencido pelo irlandês James Hoban. O então imigrante se inspirou nas mansões neoclássica de Dublin, sua terra natal, recebera 523 dólares de prêmio. A casa não ficou pronta para abrigar o primeiro presidente, George Washington, que deixou o governo no ano de 1797. Seu primeiro morador foi o presidente John Adams. O tratamento ou o pouco caso da fanília Adams para com as artes não pareceiam lá muito convencional, pois segundo documentos oficiais a família pendurava suas roupas para secar nas obras de artes. Em 1814, devido um incêndio causado pelos soldados ingleses, a Casa Branca passou por uma reforma e ganhou contornos ao longo do tempo. Somente em 1833 teve seu primeiro banheiro interno, e luz a gás em 1848, telefone em 1877 e luz elétrica somente em 1891. O conforto aumentou de lá para cá e, atualmente, a casa tem 32 banheiros, cerca de 100 funcionários e 413 portas. Mas foi o presidente Theodore Roosevelt - 1901 e 1909-, que deu total atenção ao lugar. Ampliou-a e instalou elevadores. Por motivos de segurança os turistas que visitam a Casa Branca têem acesso apenas aos dois primeiros andares. Os outros dois que incluem a residência da primeira-dama, e as peças de arte mais valiosas e os escritórios, são fechados à visitação pública. A segurança que já era apertada foi intensificada após o atentado de 11 de setembro de 2001.

BIBLIOTECA

Em seu acervo constam quase 2,8 mil livros de autores americanos e de outras nacionalidades. Lá políticos reúnem-se para chás e discussões de trabalho. A biblioteca é o primeiro cômodo visitado pelos turistas, e foi montada com madeira de casas e demolições do século XVIIII. O cômodo em estilo federal é uma variante americana do neoclassicismo, é bem menos formal que as demais dependências do andar.

SALA VERMEIL E SALA CHINESA

Este é o espaço preferido de quase todas primeiras-damas. Também comentam-se que ali foram tomadas decisões importantes. Em suas paredes, retratos das mais recentes mulheres dos presidentes revestem as paredes. Chamado de Golden Room - Sala Dourada-, abriga coleções de prataria, principalmente da Inglaterra do século XVIII. A Sala Chinesa foi iniciada por Woodrow Wilson, presidente de 1913 a 1921, que deu inicio ao hábito de guardar ornamentos de porcelanas e vidraçaria. Quase todos os presidentes estão representados aqui. Os objetos foram comprados ou recebidos de Imperadores chineses como lembrança em viagens àquele país.

SALA DE RECEPÇÕES DIPLOMÁTICAS

Ambiente oval e decorado com papel de parede que compõe paisagens americanas, é ali que os novos embaixadores apresentam-se ao presidente. Foi exatamente nesta sala que, em 1933, Franklin Delano Roosevelt gravou o primeiro boletim da série Fireside chats, traduzido como "conversas ao pé da lareira" com o povo americano. O programa de rádio durou de 1933 até 1944.

SALA DE MAPAS

Era nesta sala onde ficava Franklin Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial. Dali, ele e o primeiro-ministro inglês Wisnton Churchill sentados em suas cadeiras Chippendale mapearam o andamento da guerra. Hoje, a sala é utilizada para algo mais ameno como recepções privadas dos presidentes. Também foi desta sala, 1988, de onde o presidente Bill Clinton participou dos julgamentos referentes ao seu caso com Mônica Lewisnky, via videoconferência.

SALÃO VERDE e SALÃO LESTE

Com suas paredes revestidas de seda, retratos e cartiçais que foram da primeira-dama Dolley Madison, 1809 a 1817-, era o aposento predileto de John Kennedy. No andar acima, restrita à visitação do público, fica a sala onde foi assinado o tratado que acabou com a guerra americana contra a Espanha, em 1898. O Salão Leste guarda em sua memória atos importantes, dentre eles talvez tenha sido o mais importante ocorrido neste cômodo: a leitura da carta-renúncia do então presidente Richard Nixon em 1974, admitindo sua participação no caso Watergate. Nela, também encomtram-se sepultados os corpos de Abraham Lincoln e mais seis preseidentes que morreram em exercício da função. A sala é a maior da Casa Branca, mede 960 metros quadrados, e tem lareira de mármore que aqueceu o jantar de oficiais da Guerra Civil americana, de 1861 a 1865.

SALÃO AZUL [destaque]

Foi aqui onde Ronald Reagan recebeu em 1980 os 53 americanos reféns na embaixada dos Estados Unidos em Teerã. Em 1866, o presidente Grover Cleveland realizara seu casamento neste salão. Foi o único realizado na Casa Branca. O cômodo fica embaixo do Salão Oval, onde Clinton e Lewisnky cometeram suas infidelidades.

SALÃO VERMELHO

Nesta sala passaram muitas celebridades. Apesar de ser a menor era aqui onde a primeira-dama Dolley Madison organizava recepções. Também é fato que Mary Todd Lincoln, residente de 1861 a 1865, fez sessões espíritas com a intenção de contatar seus filhos mortos. Foi também sentados em raríssimo tapete que o presidente Ulisses Grant - 1869 a 1877, e seu general repensaram a Guerra Civil americana, usando saleiros e louças como tropa. [Francisco Martins]

No comments: