Pages

Tuesday, December 26, 2017

On-line: partituras de músicas brasileiras

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lança, nesta quarta-feira (20), o projeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional Online. 

O trabalho reúne partituras de música popular, erudita e bandas de música brasileiras, que serão disponibilizadas on-line nos portais do MinC e da Funarte. O objetivo é contribuir para a difusão internacional da música brasileira.

A seleção das partituras contou com a participação de importantes instituições de pesquisa musical do Brasil, além de dois especialistas, os professores e pesquisadores Paulo Aragão e Marcelo Jardim. A escolha teve como critérios o equilíbrio na distribuição entre os autores, a excelência estético-formal do repertório e a relevância da obra e dos autores para a criação musical brasileira.

Serão disponibilizados sete volumes de partituras, três de música popular, duas de música erudita e duas de bandas de música. Os dois primeiro volumes de música popular já estão disponíveis neste link. Os demais serão lançados no final de janeiro de 2018.

Foram selecionadas partituras disponibilizadas pelas seguintes instituições: Academia Brasileira de Música, Instituto Moreira Salles, Sesc Nacional, Casa do Choro, Centro Cultural São Paulo, Instituto Piano Brasileiro e Instituto Musica Brasilis, entre outros, além do acervo da própria Funarte. 

No comments: