Friday, May 06, 2016

1º brasileiro a receber Leão de Ouro

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha receberá o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza pelo conjunto de sua obra.


VENEZA, ITÁLIA - É a primeira vez que um brasileiro é homenageado com o principal prêmio do evento italiano, que está em sua 15ª edição. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 6, e a entrega do prêmio ocorrerá em 28 de maio, no Palazzo Giustinian, na cidade italiana. De acordo com o comunicado, "cada um de seus projetos tem resistido ao teste do tempo, tanto estilisticamente quanto fisicamente".

Paulo Mendes da Rocha, de 88 anos, Nascido em Vitória (ES), também foi elogiado como um modelo para gerações de arquitetos do Brasil e da América Latina. O arquiteto já foi homenageado com o Prêmio Mies van der Rohe em 2000 e com o Pritzker, considerado o "Nobel" da arquitetura, em 2006.

O Leão de Ouro para Paulo Mendes da Rocha foi uma recomendação do arquiteto chileno Alejandro Aravena, curador da 15.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, a ser inaugurada na Itália no dia 28. Sob o título Reporting from the Front, a edição da mostra ficará em cartaz até 27 de novembro.

O arquiteto, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo desde 1959, a convite de Vilanova Artigas (1915-1985), também representou o Brasil na 7.ª Bienal de Arquitetura de Veneza em 2000.

No comments: